13ª Mostra: um compromisso do CRP-RJ com a valorização da atuação da (o) psicóloga (o)

Categoria(s):  MOSTRA, Notícias   Postado em: 12/07/2019 às 17:31
Apresentação de Trabalho

Apresentação de Oral de Trabalho

Com participação massiva de cerca de 700 psicólogas (os) e estudantes de Psicologia, o CRP-RJ promoveu, entre 3 e 5 de julho, na Universidade Veiga de Almeida (UVA) da Tijuca, no Rio de Janeiro, a 13ª edição da Mostra Regional de Práticas em Psicologia.

O evento – que, em todas as suas edições desde 2007, reuniu aproximadamente 9 mil participantes – se consolida como um espaço potente onde profissionais e estudantes encontram-se para trocar ideias e experiências sobre a atuação nos mais diversos campos de atuação psi.

Este ano não foi diferente: ao todo, foram 362 trabalhos apresentados ao longo dos três dias de evento, sendo 298 no formato “Apresentação Oral” e outros 64 na modalidade “Exposição de Pôster”. Assim, a Mostra revela-se uma estratégia do CRP-RJ para dar maior visibilidade e valorização à pluralidade de práticas psicológicas.

Exposição de Banners

Exposição de Pôster

Além da apresentação de trabalhos, a programação do evento contou com mesas de debates, três rodas de conversa organizadas pela Comissão de Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ e o lançamento do livro “O Trabalho da Psicologia da Socioeducação no Estado do Rio de Janeiro”.

Confira abaixo mais detalhes da programação do evento.

MESA DE ABERTURA

A mesa de abertura do evento foi realizada na noite do dia 3, com participação da conselheira-presidente do CRP-RJ e coordenadora da organização do evento, Marilia Alvares Lessa (CRP 05/1773), que destacou que o evento representa “o compromisso do CRP-RJ com a valorização da Psicologia”.

“Chegamos à 13ª Mostra. Nossa Mostra se consolida como um espaço de visibilidade da diversidade de práticas da Psicologia, uma Psicologia diversa e plural. Ao longo desses 13 anos, trazemos relatos de experiências, pesquisas e ensino que tratam da inserção da Psicologia na sociedade e nas políticas públicas”, afirmou a conselheira do CRP-RJ.

Marília Lessa (ao microfone) na Mesa Institucional.

Marília Lessa (ao microfone) na Mesa Institucional

Cristina Simões, coordenadora de Psicologia das unidades Tijuca e Barra da Tijuca da UVA, também compôs a mesa institucional, que sublinhou o fato de “a maior parte das edições da Mostra ter sido realizada na Universidade Veiga de Almeida”. “É muito importante essa aproximação, proporcionada pela Mostra, entre professores, alunos e psicólogos. Por isso, estaremos sempre de portas abertas para sediar eventos como este. Esse é um trabalho de muita seriedade que o CRP-RJ vem realizando”, apontou a coordenadora.

Encerrando a mesa, o representante do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro (SINDPSI-RJ) Lindiston Pereira da Silva abordou a diferença entre as atuações do SINDPSI-RJ e do CRP-RJ e destacou a parceria estratégica firmada entre ambos nos últimos anos. “O futuro da Psicologia, de certa forma, está também relacionado à perspectiva de fortalecimento dessa relação entre o conselho e o sindicato”, ressaltou.

MESAS DE DEBATES

A 13ª Mostra teve quatro mesas de debates que abordaram temáticas como Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica, produção de documentos psicológicos, ética, diversidade sexual e de gênero e relações raciais.

A primeira mesa encerrou a noite do dia 3 e teve como nome “Psicologia, Reforma Psiquiátrica e RAPS: porque precisamos falar o óbvio!”. Mediada pela conselheira do CRP-RJ Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), a mesa teve participação de Marcelo Passos (CRP 05/43553), psicólogo que atua no CAPS Nise da Silveira e já atuou na equipe multidisciplinar do Consultório na Rua em Petrópolis, Carla Santos Moreira (CRP 05/44421), psicóloga e coordenadora do Programa de Desinstitucionalização de Campos dos Goytacazes, Edna Candida Quintino (CRP 05/12328), psicóloga que atuou no processo de desinstitucionalização na Casa de Saúde de Volta Redonda e atualmente é coordenadora do CAPS Vila Esperança, e Eduardo Mourão Vasconcelos (CRP 05/32652), psicólogo, cientista político e professor da Escola de Serviço Social da UFRJ.

O segundo dia da Mostra teve duas mesas de debates. Na parte da manhã, aconteceu a discussão “Da ‘Ideologia de Gênero’ à ‘Cura Gay’ – Laicidade, Gênero e Sexualidade na Psicologia”, mediada por Maiara Fafini (CRP 05/43721), psicóloga, travesti, especialista em Direitos Humanos e membra da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ e da ALERJ. Os palestrantes foram Amana Mattos (CRP 05/32089), psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela UFRJ, professora adjunta do Instituto de Psicologia da UERJ, Dario Córdova Posada (CRP 05/15372), psicólogo que atua no Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBT – Programa Rio Sem Homofobia da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, e Héder Bello (CRP 05/51594), psicólogo clínico, pesquisador pela USP (Grupo Relapso – Religião, Laço Social e Psicanálise) e assessor da Comissão de Direitos Humanos do CFP.

Comissão Organizadora

Comissão Organizadora

Encerrando o segundo dia do evento, aconteceu o debate “Psicologia Preta e a Clínica no Contemporâneo”, mediado pela conselheira do CRP-RJ Maria da Conceição Nascimento (CRP 05/26929). O debate foi conduzido por Lucas Motta Veiga (CRP 05/46072), psicólogo clínico, supervisor clínico-institucional e mestre em Psicologia pela UFF, Roberta Maria Federico (CRP 05/37813), psicóloga clínica, mestre em Psicologia pela UFRJ, fundadora do projeto Sankofa Instituto de Psicologia e pesquisadora autônoma em Psicologia Africana, e Diana Marisa Dias Freire Malito (CRP 05/4023), psicóloga clínica, mestra e doutoranda em Estudos da Subjetividade pela UFF que trabalhou por seis anos na rede de Saúde Mental de Niterói.

O último debate do evento aconteceu na manhã do dia 5 e teve como tema “Ética na palavra escrita: a produção de documentos em diferentes campos da Psicologia”. Mediada por Analícia Martins de Souza (CRP 05/31168), doutora em Psicologia Social pela UERJ, psicóloga e docente no curso de Psicologia da UVA, a mesa teve participação de Zarlete Faria (CRP 05/

15377), psicóloga e supervisora da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-RJ, Juraci Brito da Silva (CRP 05/28409), psicólogo do DEGASE, doutorando em Psicologia Social e conselheiro do CRP-RJ, Priscila Costa Correa (CRP 05/36006), psicóloga clínica, perita judicial, assistente técnica e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, e Angélica Shader Dimitriou (CRP 05/50037), psicóloga, especialista em Avaliação Psicológica que atuou no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) – Tia Alice entre 2015 e 2016.

 

Todas as mesas de debates foram transmitidas ao vivo e on-line pela página do CRP-RJ no facebook e estão disponíveis pelo link https://www.facebook.com/crprj/videos/.