COMISSÕES

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (5ª região) possui 13 comissões, sendo três permanentes e dez especiais. As comissões permanentes são: Comissão de Auditoria e Controle Interno (CACI), Comissão de Orientação e Ética (COE) e Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Todas as demais são comissões especiais, ou seja, foram instituídas pelo XI, XII, XIII ou XIV Plenários.

 

A CATE é responsável por avaliar as solicitações para obtenção do Título de Especialista das (os) psicólogas (os), de acordo com os critérios estabelecidos pela Resolução CFP nº 13/2007.

Para informações sobre como obter o Título de Especialista em Psicologia, acesse aqui.

MEMBROS

Conselheira-presidente: Janaína Sant’Anna Barros da Silva (CRP05/17875)

CONTATO

cotec@crprj.org.br

A Comissão de Comunicação Social (CCS) é responsável por produzir e administrar os conteúdos informativos veiculados nos canais de comunicação do CRP-RJ (site, informativos on-line, jornal e mídias sociais). É responsável também pela interlocução entre o CRP-RJ e os veículos de comunicação (emissoras de rádio e televisão, sites especializados, agências de notícias, jornais e revistas, entre outros).

Além disso, é na CCS onde são desenvolvidos e produzidos os materiais gráficos de divulgação dos eventos do CRP-RJ, tais como cartazes, folderes, filipetas, livros e demais publicações.

MEMBROS

Conselheira-presidente: Roseli Goffman (CRP05/2499)

Alexandre Nabor Mathias França (CRP 05/32345) – Conselheiro

Felipe Simões – Assessor de Comunicação

Julia Lugon – Designer

Amanda Mesquita – Estagiária de Jornalismo

 

CONTATO

ascom@crprj.org.br

A Comissão Editorial é responsável por pensar e definir os temas e conteúdo geral do Jornal do CRP-RJ, orientando a CCS na produção das matérias e na seleção das fotos e demais imagens que compõem cada edição.

MEMBROS

Conselheira-presidente: Roseli Goffman (CRP05/2499)

Alexandre Nabor Mathias França (CRP 05/32345) – Conselheiro

Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448) – Conselheira

Rosilene Souza Gomes (CRP 05/10564) – Conselheira

José Novaes (CRP 05/980) – Colaborador

Fernanda Haikal Moreira (CRP 05/34248) – Assessora de Políticas Públicas

A Comissão de Orientação e Ética (COE) é uma comissão permanente do CRP-RJ encarregada de apurar denúncias (baixe aqui o Requerimento de Denúncias) sobre infrações éticas cometidas por psicólogas (os) no exercício da profissão.

A atuação da COE é baseada nos princípios estabelecidos pelo Código de Ética Profissional da (o) Psicóloga (o), nas resoluções do Conselho Federal de Psicologia e também nas normas de tramitação de processos éticos definidas pelo Código de Processamento Disciplinar.

MEMBROS

Conselheiro-presidente: Patrick Sampaio Braga Alonso (CRP05/32004)

Saulo de Oliveira dos Santos (CRP 05/31988) – Conselheiro

Juraci Brito da Silva (CRP05/28409) – Conselheiro

Marilia Alvares Lessa (CRP 05/1773) – Conselheira

Janaína Sant’Anna Barros da Silva (CRP05/17875) – Conselheira

Thiago Melício (CRP 05/35915) – Conselheiro

Juliana Drummond (CRP 05/33447) – Psicóloga

Luciana Reys – Administrativa

CONTATO

etica@crprj.org.br

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) é uma comissão permanente do CRP-RJ que tem como função orientar as (os) psicólogas (os) e a sociedade sobre a conduta ética e a a legislação profissionais e temas gerais pertinentes à Psicologia.

A COF possui também a função de fiscalizar o exercício profissional da Psicologia no estado do Rio. A fiscalização da COF acontece nas seguintes situações: inscrição de Pessoa Jurídica, mudança de endereço de PJ, encerramento das atividades de PJ, averiguação de denúncias ético-disciplinares relativas ao exercício profissional e por designação do plenário do CRP-RJ fara fins de ação política da gestão.

As orientações técnicas prestadas pela COF estão disponíveis nos links “Orientação Profissional” e “Legislação” deste site. Contudo, em caso de dúvidas, a COF disponibiliza plantões de atendimento presencial e telefônico na sede e nas subsedes nos seguintes dias e horários.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO COF

  • Sede (Tijuca): Segundas, Terças e Quartas das 9h30min às 13h e Quintas das 13h30min às 17h
  • Subsede Região Serrana: Provisoriamente suspenso
  • Subsede Norte-Noroeste Fluminense: Segundas das 14h às 17h30h
  • Subsede Baixada: Provisoriamente suspenso

MEMBROS

Conselheira-presidente: Paula Land Curi (CRP05/28424)

Juraci Brito da Silva (CRP05/28409) – Conselheiro

Zarlete da Silva Faria (CRP 05/15377) – Psicóloga supervisora

Cristiane Pereira Santos Lima Aranha (CRP 05/30088) – Psicóloga

Érika Cruz Jorge de Sousa (CRP 05/35774) – Psicóloga

Helen Cristian de Vasconcelos Manhães (CRP 05/40664) – Psicóloga

Tatiana Targino Alves Bandeira (CRP 05/34135) – Psicóloga

Liliane Gasperin (CRP 05/39759) – Psicóloga

Michelle Ribeiro Henrique (CRP 05/37079) – Psicóloga

CONTATO

cof@crprj.org.br

A Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) tem como objetivo promover debates e reflexões sobre as práticas das (os) psicólogas (os) que atuam no campo das políticas públicas em todo o estado do Rio de Janeiro.

A CRPPP-RJ é responsável pelas representações do CRP-RJ em mais de 30 nos Conselhos Municipais, Estaduais, Fóruns e Comitês de Gestão Participativa em todo o estado do Rio (o chamado Controle Social).

É através dessas representações que o CRP-RJ atua diretamente para a construção, a fiscalização e as articulação das diversas políticas onde as (os) profissionais psi estão inseridas (os), desde debates sobre as condições de trabalho bem como sobre a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.

É também dentro da CRPPP que atua o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), instituído em 2006 com o objetivo de fazer o mapeamento nacional das práticas das (os) psicólogas (os) nas políticas públicas, produzindo referências técnicas para a atuação dessas (es) profissionais.

Todas as referências técnicas publicadas pelo CFP até o momento estão disponíveis na página “Publicações” deste site.

MEMBROS

Conselheira-presidente: Paula Kawmme Latgé (CRP05/38749)

Achiles Miranda Dias (CRP05/27415) – Conselheiro

Fernanda Haikal Moreira (CRP 05/34248) – Assessora de Políticas Públicas

Jéssica Nunes – Administrativa

 

CONTATO

crppp@crprj.org.br

A Coordenadoria Técnica (COTEC) tem como objetivo assessorar tecnicamente a Diretoria-Executiva e as comissões do CRP-RJ, acompanhando as informações sobre as legislações vigentes e propostas de mudanças nas esferas legislativas. Esse mapeamento possibilita a inserção do CRP-RJ nas discussões políticas que dizem respeito à Psicologia e às (aos) psicólogas (os).

MEMBROS

Conselheira-presidente: Cíntia de Sousa Carvalho (CRP 05/40996)

Simone Garcia da Silva (CRP 05/40084) – Conselheira

Danielle Pinheiro da Silva (CRP 05/33648) – Psicóloga

Sylvia Regina Vieira – Administrativa

CONTATO

cotec@crprj.org.br

Instituída no XI Plenário, a Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ tem como meta visibilizar a conexão entre as práticas psicológicas e os Direitos Humanos, na direção do fortalecimento do exercício profissional norteado pelo respeito às diferenças e às multiplicidades e afirmando esses direitos como um patamar ético necessário às mediações para o relacionamento dos diversos atores e grupos sociais. A CRDH manifesta-se publicamente quando há violação dos DH em notas e atos públicos.

 

A reflexão sobre a interface da Psicologia com Direitos Humanos é estendida a toda categoria por meio da organização de debates, seminários e outros eventos. Para potencializar as ações, a CRDH atua em eixos, mas objetiva a integração de todas as ações e a regionalização das atividades, valorizando a participação em eventos nas subsedes, pontos focais e universidades e procurando transversalizar ações com outras comissões do CRP RJ.

Clique aqui e veja o relatório de atividades da CRDH no triênio 2013 – 2016.

MEMBROS

Presidente: José Novaes (CRP05/980)

Roberto Stern (CRP05/1700) – Conselheiro

CONTATO

crdh@crprj.org.br

A Comissão de Psicologia e Educação (COMPSIEDUC) do CRP-RJ é um espaço de diálogo e reflexão permanentes entre a Psicologia e a Educação. O objetivo é ampliar as discussões com a categoria sobre as relações entre a Psicologia e a Educação no que se refere a limites, impasses e possibilidades de atuação.

A Comissão trabalha a partir da perspectiva de uma Psicologia que questiona o aprisionamento da vida escolar e que se implica em lutas contra a medicalização, a patologização, a judicialização e a criminalização da vida.

MEMBROS

Conselheira-presidente: Giovanna Marafon (CRP 05/30781)

CONTATO

cotec@crprj.org.br

Instituída pelo XIV Plenário, visa a acompanhar a inserção da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as condições em que a mesma é exercida e a relação entre os direitos dos usuários e a política de Assistência Social efetivamente construída.

MEMBROS

Conselheira-presidente: Juliana Gomes da Silva (CRP 05/41667)

Achiles Miranda Dias (CRP 05/27415) – Conselheiro

Paula Smith Peixoto (CRP 05/34667) – Colaboradora

Thais Vargas Menezes (CRP 05/33228) – Colaboradora

Ana Cláudia Alcântara Albino (CRP05/42842) – Colaboradora

Suanny Nogueira Queiroz (CRP 05/45608) – Colaboradora

Claudia Simões (CRP 05/30182) – Colaboradora

CONTATO

cotec@crprj.org.br / compsisuas@crprj.org.br

A Comissão Intergestora de Regionalização e Descentralização do CRP-RJ (CIRD) é responsável por ampliar e potencializar as referências do CRP-RJ nas regiões do interior do estado através da atuação das subsedes. Nas regiões onde não há subsede, a CIRD atua por meio de Pontos Focais, que são psicólogas (os) representantes do CRP-RJ naquela região e/ou município. A CIRD foi criada no XIII Plenário (Gestão 2010-2013) em cumprimento às deliberações do VII Congresso Nacional de Psicologia (VII CNP / 2010) e continua atuante no XIV Plenário (Gestão 2013-2016).

MEMBROS

Conselheira-presidente: Fabíola Foster de Azevedo (CRP 05/42893)

CONTATO

cotec@crprj.org.br

Tem como objetivo debater com as (os) profissionais do campo sociojurídico as questões pertinentes à prática da Psicologia no Sistema de Justiça, tendo como princípios norteadores das discussões a Ética e os Direitos Humanos. A Comissão promove encontros e debates buscando problematizar questões como a elaboração de laudos, a escuta de crianças e adolescentes no Sistema de Justiça, o Exame Criminológico, entre outros.

MEMBROS

Conselheira-presidente: Eliana Olinda Alves (CRP 05/24612)

Saulo Oliveira dos Santos (CRP 05/31988) – Conselheiro

CONTATO

cotec@crprj.org.br

A Comissão de Psicologia e Saúde tem como objetivo debater a prática da (o) psicóloga (o) a partir de uma leitura crítica e reflexiva do seu fazer clínico-institucional e sócio-político no campo público e privado. Amparada pela defesa dos Direitos Humanos da população atendida e dos próprios trabalhadores de Saúde, a comissão atua no sentido de fomentar a discussão sobre a atuação da (o) psicóloga (o) para além das práticas assistenciais em serviços de Saúde, incluindo demais setores e espaços públicos, órgãos de Controle Social e movimentos sociais.

MEMBROS

Conselheira-presidente: Rita de Cássia Ramos Louzada (CRP 05/11838)

Rosilene Souza Gomes (CRP 05/10564) – Conselheira

CONTATO

cotec@crprj.org.br