GESTÃO DO XVI PLENÁRIO

Diretoria Executiva

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077) – Conselheiro-presidente

Professor do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia e Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Membro da diretoria do CFP (2016-2019) e coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP (2011-2013). Membro da diretoria do CRP-RJ (2004-2007 e 2007-2010). Representou o CFP na American Psychological Association (APA), no Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) e no Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP). Atualmente, pelo CFP, compõe o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT).

Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523) – Conselheira vice-presidente

Psicóloga do SUAS, CRAS e Equipamento de Atendimento a Violências contra a Mulher. Pós-graduada em Psicologia Social. Conselheira-coordenadora da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada e da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas do CRP_RJ durante o XV Peenário (2016-2019).

Achiles Miranda Dias (CRP 05/27415) – Conselheiro tesoureiro

Psicólogo da Prefeitura do RJ, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Foi colaborador do CRP-RJ de 2008 a 2016 e conselheiro do XV Plenário (2016-2019) do CRP-RJ, tendo sido Secretário, Tesoureiro e membro da Comissão de Assistência Social.  Atuou nos Fóruns Nacional e Estadual de Trabalhadores do SUAS e atualmente está na organização do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS do Rio de Janeiro.

Julia Horta Nasser (CRP 05/33796) – Conselheira-secretária

Psicóloga Clínica, graduada pela Universidade Santa Úrsula. Especialista em Neuropsicoterapia Afetivo-Relacional pela Santa Casa de Misericórdia.  Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ.  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UERJ. Coordenadora do Fórum Permanente de Pessoas Adultas em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro.

Conselheiros Efetivos

Alexandre Trzan Ávila (CRP 05/35809) – Conselheiro efetivo

Psicólogo. Doutor e Mestre em Psicologia Social (PPGPS/UERJ). Doutorando em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (PPDESDI/UERJ). Professor na Graduação e Pós-Graduação em Psicologia, Supervisor do SPA e Coordenador da Pós-Graduação em Psicologia Clínica Fenomenológica Hermenêutica da Universidade Santa Úrsula (USU). Conselheiro do XIII e XIV Plenário do CRP-RJ. Ex-Diretor do SindPsi-Rio.

Alexandre Vasilenskas Gil (CRP 05/30741) – Conselheiro efetivo

Especialista em Gestão de Redes de Saúde (ENSP/Fiocruz). Mestre e Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Conselheiro Estadual de Saúde. Membro do Fórum Estadual Contra Privatização da Saúde. Psicólogo do Município de Macaé.

Céu Silva Cavalcanti (CRP 05/57816) – Conselheira efetiva

Graduada e mestre em Psicologia pela UFP (Pernambuco) e Doutoranda em Psicologia pela UFRJ. Mulher trans, possui experiência nos debates de gênero, sexualidade e perspectivas interseccionais, dialogando profissional e teoricamente com políticas de segurança pública. Integra a Associação Elas Existem – Mulheres Encarceradas como diretora colegiada.

Claudia Simões Carvalho (CRP 05/30182) – Conselheira efetiva

Psicóloga graduada pela UFRJ com Especialização em Psicologia Jurídica e Gestão de Saúde pela UERJ. Atuação no SUAS. Colaboradora da Comissão de Psicologia e Assistência Social e da Comissão de Orientação e Ética do CRP-RJ durante o XV Plenário (2016-2019).

Ismael Eduardo Machado Damas (CRP 05/42823) – Conselheiro efetivo

Psicólogo Clínico; graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis. Psicólogo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/Petrópolis. Conselheiro do XV Plenário do CRP-RJ (2016-2019); Membro do Conselho Municipal de Saúde de Petrópolis (2017-2019).

José Novaes (CRP05/980) – Conselheiro efetivo 

Psicólogo, Professor Doutor aposentado da UFF, conselheiro do CRP-RJ nos plenários 2004/2007, 2007/2010 e  2013/2016.


Mariana Chaves Ferreira Botelho (CRP 05/32802) – Conselheira efetiva

Psicóloga Clínica, graduada pela PUC do Rio de Janeiro. Gestalt-Terapeuta. Pós-Graduada em Psicoterapia Infanto-Juvenil pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF-FIOCRUZ).

Marinaldo Silva Santos (CRP 05/5057) – Conselheiro efetivo

Psicanalista e Analista Institucional-CESOP; Psicólogo estatutário da SME da PCRJ; Psicólogo estatutário da SMS de Mangaratiba, Presidente do SINDPSI-RJ Mandatos 2013/2016 e 2016/2019; Diretor da Federação Nacional dos Psicólogos-FENAPSI; Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do MRJ; Presidente da Comissão de Saúde Mental do CMS.

Roseli Goffman (CRP 05/2499) – Conselheira efetiva 

Psicóloga Clínica (UFRJ); Técnicas Grupais e Análise Institucional (IBRAPSI); Especialista em Gestão de Informação (COPPEAD-UFRJ); Conselheira do CFP (2008/2013); Secretária-Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC (2009/2013); Conselheira do CRP-RJ (2016/2019); Representante do CRP-RJ no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura.

Thais Vargas Menezes (CRP 05/33228) – Conselheira efetiva

Graduada pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFRJ, atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no Sistema Socioeducativo (DEGASE), colaboradora do CRP-RJ na Comissão de Psicologia na Assistência Social e no Eixo Socioeducativo durante o XV Plenário (2016-2019).

Thiago Melicio (CRP 05/35915) – Conselheiro efetivo

Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ. Conselheiro do XV Plenário do CRP-RJ. Pesquisador e militante na área de segurança pública, sistema socioeducativo e das políticas de saúde integradas à rede de atenção psicossocial e atenção básica. Coordenador da Comissão de Mediação e integrante da coordenação da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-RJ (2016-2018).

Conselheiros Suplentes

Anelise Lusser (CRP 05/38657) – Conselheira suplente

Mestre em Psicologia Social (PPGPS/UERJ) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF. Professora e supervisora de estágio na UNESA e colaboradora do CRP-RJ, integrando a Coordenadoria Técnica (COTEC) durante o XV Plenário (2016-2019)

Carolina Maria dos Santos Silva (CRP 05/29816) – Conselheira suplente

Psicóloga graduada pela Universidade Gama Filho. Mestranda em Psicologia pela UFRRJ. Atua na área clínica e na Assistência Social como Psicóloga do CRAS na Secretaria Municipal de Assistência Social no município de Piraí/RJ. Colaboradora da Comissão Intergestora de Regionalização e Descentralização do CRP-RJ de 2017 a 2019.

Cecília Coimbra (CRP 05/1780) – Conselheira suplente até 18 de outubro de 2019.

Doutora em Psicologia pela USP, Pós-Doutora em Ciência Política pela USP, Professora de Psicologia da UFF e vinculada ao Programa de Pós-graduação “Estudos da Subjetividade”, Fundadora e Atual membro da Diretoria Colegiada do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.

Conceição Gama (CRP 05/39882) – Conselheira suplente

Psicóloga Clínica com ênfase em Gênero e Empoderamento Feminino pela Universidade de Palhoça-SC; militante feminista pelo coletivo Movimento Unificado de Mulheres; militante LGBT pelo coletivo GAYtacazes; Conselheira no Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

Cristina Rauter (CRP 05/1896) – Conselheira suplente

Professora titular de Psicologia Social e Institucional de Pós-graduação e Graduação do Instituto de Psicologia da UFF. Coordenadora do Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Processos de Criminalização (Transcrim) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares Psicologia Spinozista (Transpsis). Autora dos livros Criminologia e Subjetividade no Brasil (Revan, 2019), Clínica do Esquecimento (Eduff, 2012) e O Medo do Crime no Brasil: Controle Social e Rebelião (e-papers, 2017).


Ederton Quemel Rossini (CRP 05/50996) – Conselheiro suplente


Psicólogo clínico, Pós-graduando em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UNESA), Psicólogo técnico de referência serviço municipal de acolhimento/SUAS, Psicólogo na Clínica Nômade Voz da Rua, Representante do CRP-RJ no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Vice-presidente no Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para População em Situação de Rua – CIAMP-RUA em Campos dos Goytacazes. Ativista e membro de coletivos antimanicomiais e antiproibicionistas.

Gabriela de Araújo Braz dos Santos (CRP 05/56462) – Conselheira suplente

Psicóloga Clínica. Mestranda em Psicologia na UFRRJ. Pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Violência Contra Crianças e Adolescentes da UFRRJ (LEVICA). Integrante da Comissão Gestora do CRP-RJ Subsede Baixada Fluminense (Plenário 2016-2019).

Hildeberto Vieira Martins (CRP 05/24193) – Conselheiro suplente

Psicólogo, bacharel e licenciado em Psicologia pela UERJ, mestre em Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ e doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professor associado da UFF, pesquisando os temas relações raciais e saberes psicológicos no Brasil, história da Psicologia, Psicologia Social e produção de subjetividade.


Isabel Scrivano (CRP 05/26162) Conselheira suplente

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia (UFRJ), Mestra em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do IFRJ.

Leonardo de Miranda Ferreira (CRP 05/36950) – Conselheiro suplente 

Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise seção Rio de Janeiro. Especialista em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ), mestre e doutorando em Teoria e Clínica Psicanalítica (UERJ). Professor e coordenador do curso de Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura (Celso Lisboa). Psicólogo clínico e servidor público municipal pela Secretaria de Saúde do Município de Miguel Pereira.

Luciano Elia (CRP 05/4104) – Conselheiro suplente

Psicanalista do Laço Analítico/Escola de Psicanálise. Titular do Instituto de Psicologia da UERJ, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas, Chefe do Dpto de Psicanálise do IP/UERJ, fundador do Programa de Pós-graduação em Psicanálise em 1998. Consultor Técnico do Ministério da Saúde para a Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (2004-2010). Participou da criação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil brasileiro (CAPSi Pequeno Hans) em 1998, do qual foi supervisor clínico-territorial por 13 anos (1998-2011), e do CAPSi Elisa Santa-Roza, na Colônia Juliano Moreira (2000-2010).

Marcello Santos (05/17566) – Conselheiro suplente

Psicólogo pela UFRJ, mestre e doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS (UFRJ) especialista em musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU), membro do Conselho Municipal de Saúde de Macaé e coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora de Macaé.

Rodrigo Cunha Echebarrena (CRP 05/28408) – Conselheiro suplente

Psicólogo da SMS/RJ (Instituto Municipal Philippe Pinel), Mestre em Saúde Pública pela ENSP/ FIOCRUZ, Especialista em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ, Especialista em Saúde Pública pela UNESA, psicoterapeuta cognitivo-comportamental pelo CPAF-RJ e pela UFRJ. Professor da Escola de Ciências da Saúde da UNIGRANRIO.

Vera Lúcia Giraldez Canabrava (CRP 05/1158) – Conselheira suplente

Psicóloga Clínica e Psicanalista. Graduação pelo Instituto de Psicologia/UFRJ, Mestrado em Comunicação e Cultura ECO/UFRJ, Doutorado em Psicologia Social/UERJ. Presidente Fundadora do Sindicato de Psicólogos do Rio de Janeiro (1977-1981), Conselheira do CFP (2005-2007)

Victória Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157) – Conselheira suplente
Graduada pela Universidade Gama Filho; Especialista em Terapia de Família pelo IPUB-UFRJ; Colaboradora do CRP-RJ Subsede Região Serrana desde 2015, membro da Comissão Gestora e Controle Social. Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas-Petrópolis (CMPD), gestão 2016-2018. Atual Vice-Presidente do CMPD, gestão 2018-2020.