GESTÃO DO XVII PLENÁRIO

Diretoria Executiva

Céu Silva Cavalcanti (CRP 05//57816) – Conselheira Presidente

Psicóloga, graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta). Compõe a diretoria nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) eleita para o biênio 2022-2023. Integra o conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos da Trans-homocultura (ABETH). Integra a Articulação nacional de Psicólogas/os/ues Trans (ANP Trans).

Viviane Siqueira Martins (CRP 05//32170) – Conselheira vice-presidente

Psicóloga, atua na área de Psicologia Social e como Coordenadora de Programas e Projetos do Instituto ObservaSUAS. Graduada em Psicologia Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense (2004), Possui especialização em sexualidade e Gênero pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Claudia Simões Carvalho (CRP 05/30182) – Conselheira tesoureira

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Psicologia Jurídica /UERJ e em Gestão de Saúde IMS/UERJ. Trabalhadora do SUAS.

Julia Horta Nasser (CRP 05/33796) – Conselheira secretária

Psicóloga, atua na área clinica, Graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (2006). Especialista em Neuropsicoterapia Afetivo-Relacional pela Santa Casa de Misericórdia (2009). Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Doutora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Conselheiros

Ágnes Cristina da Silva Pala  (CRP 05/32409)

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2008), Especialista em Psicossomática e Cuidados Transdiciplinares com o Corpo pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológica-Hermenêutica pela Universidade Santa Úrsula (2019). Professora, Orientadora de Monografia e Supervisora de Estágio nas Faculdade Maria Thereza (FAMATh). Participante do Núcleo de Pesquisa “Filosofia, Saúde e Educação Humanizada” (UFF/EEAAC). Possui Projeto de Doutorado “A percepção dos graduandos de Enfemagem sobre as experiências e as possibilidades de ensinar, aprender, compreender e/ou vivenciar a Espiritualidade” para a Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (UFF).

Alexandre Vasilenskas Gil (CRP 05/30741)

Psicólogo, formado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ). Especialista em Gestão de Redes de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Psicólogo clínico concursado na secretaria municipal de saúde de Macaé. Já atuou como Supervisor clínico institucional na prefeitura do Rio. Também teve atuação como Preceptor de campo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Prefeitura do Rio. Professor de psicopatologia, saúde mental e saúde pública em instituiçoes particulares. Ex-presidente do conselho estadual de Saúde.

Alfredo Assunção Matos (CRP 05/60474)

Psicólogo, Administrador, atua como Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Professor e orientador de Doutorado no curso de psicologia em colaboração internacional da Universidade Eduardo Mondlani (Moçambique) e como Psicólogo Clínico. Coordenador da Comissão de Psicologia do Trabalho do CRP-RJ e da Comissão de Instrução da COE no CRP/RJ. Pós-graduado em Gestão de Pessoas (2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o período de um ano de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (UL). Atualmente pesquisa questões relacionadas as temáticas de saúde mental no campo do trabalho, psicologia social do trabalho, processos de discriminação e precarização das trabalhadoras/es.

Carla Cristina Silvestre Meirelles de Castro (CRP 05/42300)

Psicóloga, Especialista em Psicomotricidade e Pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental PUCPR. Psicóloga concursada na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, lotada no Hospital Ferreira Machado, e concursada no município de São Fidélis, onde atua no Programa de Ostomizados e Hemodialisados em Campos dos Goytacazes.

Cidiane Vaz Melo (CRP05/36295)

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no campus de Rio das Ostras (UFF RO). Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) na linha Família e Casal: Estudos Psicossociais e Psicoterapia. Cursou a especialização na modalidade Residência em Psicologia Clínico-Institucional pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/ IP/UERJ e graduou-se em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é analista em formação pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ). Tem lecionado diversas disciplinas relacionadas à avaliação psicológica (testes psicométricos e projetivos; psicodiagnóstico), à ética profissional, ao desenvolvimento humano e às técnicas de entrevista e teorias psicanalíticas, além de atuação como supervisora clínica em perspectiva psicanalítica. Ao longo da trajetória profissional tem desenvolvido atividades na graduação, na pesquisa e na extensão ligadas aos processos de formação e atuação em avaliação psicológica a partir de posicionamento crítico, além da psicoterapia psicanalítica com crianças, adolescentes e família. Recentemente vem se interessando pela temática da criatividade e das brasilidades como objeto de pesquisa.

Conceição de Maria Gama Carvalho Mathias (CRP 05/39882)

Psicóloga clinica existencial, pesquisadora das violências de gênero, diversidade sexual, e não-monogamia. Trajetória no SUAS na alta complexidade: atuando em casa de acolhimento infantil; coordenando abrigo para mulheres em situação de violência domestica e risco de morte.

Erika Barbosa de Araújo (CRP 05/50040)

Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), Mestra em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora, e docente, no curso de psicologia da Universidade Estácio de Sá – Campus Nova Iguaçu.

Fabiana Mello Paes Barreto (CRP 05/31755)

Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, Mestranda em Saúde Pública Pela ENSP/Fiocruz, Especialista em Direitos Humanos, Saúde, Acessibilidade e Inclusão pela ENSP/Fiocruz, em Psico Oncologia pelo INCA e em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia,. Possui formação em Terapia Cognitiva Comportamental pelo CPAF. Atua como docente convidada no Curso de Especialização em Direitos Humanos, Saúde, Acessibilidade e Inclusão-Departamento Direitos Humanos e Saúde/DIHS. Integra pesquisa intitulada: O conhecimento da Atenção Primária à Saúde sobre a deficiência: caminhos de visibilidade ou de invisibilidade?, apoiada pela rede PMA/VPPCB/Fiocruz, visando o mapeamento das lacunas assistenciais percebidas no cuidado em saúde das pessoas com deficiência. Associada ao Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos ? INPPDH.

Filipe Degani Carneiro (CRP 05/46254)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social pela UERJ. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IP/UERJ), onde é Coordenador Adjunto do Laboratório de História e Memória da Psicologia CLIO-PSYCHÉ, Chefe do Departamento de Psicologia Social e Ciências Humanas e Sociais (2022-2024), Editor Associado da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e Membro da Coordenação de Graduação. Vice-Presidente (2019-2021; 2021-2023) da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP), sendo representante desta no Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB).

Francyne dos Santos Andrade (CRP 05/55825)

Psicóloga, educadora popular, Atua na área clínica, mestranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Isabel Scrivano Martins Santa Bárbara (CRP 05/26162)

Psicóloga, Doutora em Psicologia (UFRJ), mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), especialista em Psicologia Jurídica (UERJ) e em Psicopedagogia (UCAM) e graduada e licenciada em Psicologia (UFF). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Coordenadora Geral de Pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (ProPPI).

Jorge Antonio Tavares Peixoto (CRP 05/44215)

Psicólogo, atua na área clinica, Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Servidor da Prefeitura Municipal de Queimados-RJ, na área de Assistência Social. Coordenador-Geral da Organização da Sociedade Civil “Associação Amigos do Paraíso – AMPARA”. Membro das coordenações executivas dos Fóruns Estadual e Municipal de trabalhadores do SUAS.

Juliana Gabriel Pereira (CRP 05/29063)

Psicóloga, Facilitadora de Diálogos e Círculos Restaurativos, Mediadora de Conflitos, Mediadora Judicial, Psicóloga Clínica, Sócia-Diretora da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem – Aequitas, Professora da Pós Graduação em Mediação de Conflitos com Ênfase em Família. Graduada e Licenciada pela Universidade Santa Úrsula. Mestre em Mediação e Negociação de Conflitos pela APEP – Maestría Latinoamericana Postgrado Asociación Civil – IUKB, Institut Universitaire Kurt Bosch, Buenos Aires, Argentina. Possui MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, formação em Justiça Restaurativa pelo Laboratório de Convivência, formação em Justiça Restaurativa e Mudanças Sociais, Processos Circulares e Diálogos Colaborativos, Negociação Coletiva e Criação de Consenso pelo ISA-ADRS – Instituto de Soluções Avançadas.

Lucas Gonzaga do Nascimento (CRP 05/49596)

Psicólogo, Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Psicologia Jurídica (UERJ) e em Psicologia Clínica com ênfase em Gestalt-terapia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (UCL). Graduado em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professor Colaborador do curso de Psicologia da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e do Laboratório de Estudos Socioeducativos (LABES/UERJ). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID/UERJ), membro do Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Processos de Criminalização (TRANSCRIM/UFF) e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Luisa Bertrami D’Angelo (CRP 05/54879)

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Trabalha com sistema de justiça, sistema prisional, gênero, sexualidade e processos de produção de subjetividades a partir da cartografia, de metodologias feministas e do abolicionismo penal. Membro da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade. Pesquisadora do GEPSID – Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras. Integrante da Secretaria Executiva do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (FPSSP-RJ).

Maíra Amaral de Andrade (CRP 05/32352)

Psicóloga, atua com avaliação psicológica na área clínica e organizacional, Responsável técnica no Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano (NIDH)

Matheus Branco Leal (CRP 05/55287)

Psicólogo, graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2017). Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) (2021,2022). Psicólogo na Atenção Básica do Município do Rio de Janeiro, conselheiro como representação no segmento de Trabalhadores de Saúde do Conselho Estadual de Saúde.

Maycon da Silva Pereira (CRP 05/57178)

Psicólogo, Graduado em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Campus Cabo Frio. Pós graduando em inclusão da pessoa com deficiência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Atua na Coordenadoria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Armação dos Búzios. Conselheiro Titular, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Armação dos Búzios no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiencia do Município de Armação dos Búzios.

Micael Jayme Casarin Castagna (CRP 05/55269)

Psicólogo (UFRJ), Mestre em Psicologia (UFRJ), atua nas áreas de psicologia clínica e mediação escolar.

Nilton da Silva Nunes Junior (CRP 05/41715)

Psicólogo, Psicanalista, Pesquisador e Consultor de raça, gênero e sexualidade

Rogeria Cristina de Azevedo Villarinho Francisquini (CRP 05/37069)

Psicóloga, Atua na Prefeitura Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin – RJ e Prefeitura Municipal de Mendes – RJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Severino Sombra (2008). Possui Pós Graduação em Dependência Química e Transtornos Compulsivos pela USS; Gênero e Sexualidade pela UERJ e em Planejamento e Gestão de Políticas Sociais pela UNIFOA.

Thais Vargas Menezes (CRP 05/33228)

Psicóloga, servidora do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Itaguaí. Graduada em Psicologia pela UERJ (2006), possui Especialização em Psicologia Jurídica pela UERJ (2008) e Mestrado em Psicologia pela UFRJ (2012).

Thiago da Rocha Dionizio Rodrigues (CRP 05/50505)

Psicólogo, Graduado em Psicologia pela UNIABEU, mestre pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui especialização em Psicanálise, Clínica e Cultura pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Atua como psicólogo na Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Preceptor de Psicologia na Unigranrio e Psicólogo voluntário no Departamento de Psicologia da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro.

Tiago da Silva Cabral (CRP 05/39728)

Psicólogo, escritor e professor, atua na clínica e em políticas públicas sociais como estatutário há mais de 10 anos além de ser militante da psicologia preta.

Vanessa Silveira de Brito (CRP 05/28830)

Psicóloga, graduada em Psicologia pela PUC-Rio (2002). Possui Especialização em Psicologia Jurídica pela UERJ (2009), Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura pela UERJ (2015). Doutoranda em Memória Social pela UNIRIO. Atua como psicóloga da Prefeitura Municipal de Itaguaí.

Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157)

Psicóloga, atua na Clínica com abordagem Sistêmica e ênfase no atendimento de Família e Casal. Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1994); Especialista em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Psiquiatria IPUB/UFRJ; Especialista em Assistência a Usuários de Álcool e Drogas pelo PROJAD – IPUB/UFRJ; Conselheira Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD) de Petrópolis, gestão 2022-2024, na representação do segmento de Sociedade Civil.