Reunindo mais de 800 pessoas e com nº recorde de trabalhos inscritos, 12ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia acontece na UERJ

Categoria(s):  MOSTRA, Notícias   Postado em: 05/09/2018 às 15:45

“Essa é nossa 12ª Mostra. Aqui, essa gestão do CRP-RJ refirma o compromisso com esse espaço de trocas onde tentamos jogar luz sobre as possibilidades de inserção da Psicologia nos diferentes espaços e territórios. A cada ano, temos recebido mais trabalhos, mais experiências trazidas, mais trocas feitas entre profissionais e estudantes”, declarou Marília Álvares Lessa (CRP 05/1773), conselheira do CRP-RJ e coordenadora da Comissão Organizadora da 12ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, na cerimônia de abertura do evento, no dia 29 de agosto.

Com público total de mais de 800 pessoas, a 12ª edição do evento – que aconteceu entre 29 e 31 de agosto na UERJ – Maracanã – teve um número recorde de trabalhos inscritos e apresentados: 383 no total, entre “Apresentações Orais” e “Exposição de Pôsteres”.

Promovida pelo CRP-RJ desde 2007, a Mostra já reuniu, em 11 edições, mais de 7 mil participantes e abriu espaço para apresentação de mais de 2 mil trabalhos de psicólogas (os) e estudantes em diversos formatos.

mesa institucionalA cerimônia de abertura contou com a participação da conselheira presidente em exercício do CRP-RJ, Roseli Goffman (CRP 05/2499), a conselheira do Conselho Federal de Psicologia Márcia Badaró (CRP 05/2027), o representante da UERJ e também conselheiro do CRP-RJ Thiago Melício (CRP 05/35915), e o presidente do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro Francisco Bressy (CRP 05/41712).

Roseli Goffman afirmou que a Mostra “é um momento especial” onde o CRP-RJ abre espaço para estar mais próximo à categoria e conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela categoria em seus cotidianos nos mais diversos espaços de atuação.

Márcia Badaró destacou que o evento dá visibilidade “à diversidade que a Psicologia apresenta em seus vários campos de atuação”. A conselheira do CFP também sublinhou a importância de o evento estar sendo realizado na UERJ, que vem sofrendo um processo acelerado de precarização e desmonte nos últimos anos. “Estamos aqui para dizer que a UERJ existe e resiste”, disse.

Francisco Bressy enfatizou que a 12ª Mostra é “mais um evento importante que o CRP-RJ promove para que a categoria possa apresentar o que tem feito em suas práticas. É importante lembrar que as práticas psicológicas não estão dissociadas da dimensão social e política”.

Thiago Melício agradeceu, em nome do Instituto de Psicologia da UERJ, a escolha da universidade para sediar a 12ª Mostra, um evento, segundo ele, de “excelência” realizado em uma universidade que, no atual cenário de mercantilização da educação, “vive entre a excelência e a resistência”.

publico mostra 2Ao término da mesa institucional, teve início a conferência de abertura sobre os retrocessos e resistências no campo da Saúde Mental com participação da psicóloga Rosimeri Barbosa, gerente de Saúde Mental do estado do Rio de Janeiro, e do psiquiatra Pedro Gabriel Godinho Delgado, professor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

A programação da 12ª Mostra foi repleta também de importantes debates sobre temas que atravessam a atuação contemporânea de psicólogas (os), tais como Suicídio, Ética, Justiça, Produção de Subjetividades, Práticas Clínica, entre outros. Para ver o vídeo de cada debate, clique abaixo.

“Precisamos falar sobre o suicídio”, com palestras de Fernando Gastal, Laura Quadros e Anelise Lusser

“Psicologia, Ética e Justiça”, com palestras de Esther Arantes, Analícia Martins e Adriana Novis

“Os desafios da Clínica na atualidade”, com palestras de Clarisse Boechat, Júlio Nicodemos e Eleônora Prestrelo

“Produção de subjetividades na contemporaneidade”, com palestras de Edimilson Duarte, Jesus Moura e Rosa Pedro

Conferência de encerramento com participação do psicólogo e presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Giannini.

Para ler a cobertura completa de cada mesa, clique abaixo:

Conferência de Abertura

“Precisamos falar sobre suicídio”

“Psicologia, Ética e Justiça”

“Os desafios da Clínica na atualidade”

“Produção de subjetividades na contemporaneidade”

Conferência de Encerramento