Tem início a III Mostra Regional de Práticas em Psicologia

Categoria(s):  MOSTRA, Notícias   Postado em: 21/07/2009 às 15:42

Começou mais uma Mostra Regional de Práticas em Psicologia – promovida anualmente nos mês de julho pelo CRP-RJ, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida – que chega a 2009 em sua terceira edição.

Após uma apresentação do Coral Mané Garrincha, houve uma mesa de abertura. O conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes, agradeceu à Universidade Veiga de Almeida (UVA) pela parceria e ao Coral Mané Garrincha pela apresentação de músicas, e lembrou da importância de “arte e ciência não serem dissociadas”.

0721-tem-inicio-a-3a-mostra-regional-de-praticas-em-psicologia02

Novaes afirmou que “o trabalho do CRP-RJ não era construir a Psicologia no estado do Rio, mas dar condições e auxiliar a categoria para que essa construção ocorra”. Ele afirmou ainda que “a Psicologia esta sendo tecida, elaborada pelos psicólogos, sentimos isso, e, como conselho profissional, temos que contribuir para o avanço da Psicologia como ciência e profissão”.

Cristina Simões, professora e coordenadora geral do curso de Psicologia da UVA, se disse contente porque a parceria com o CRP-RJ tem dado certo nesses três anos de Mostra e afirmou esperar que a UVA possa sediar também sua quarta edição, em 2010.

“A Mostra Regional de Práticas em Psicologia tem mostrado o sucesso dessa parceria. Estamos na sua terceira edição e esperamos sediar a IV Mostra. São 167 trabalhos a serem apresentados, isso é muito bom! A UVA está aberta a dar continuidade à parceria com o Conselho”, apontou.

Eunice Madeira, professora de Psicologia da UVA e membro da comissão organizadora do evento, resumiu suas expectativas com relação ao evento, afirmando que ele significa o “engrandecimento da Psicologia”. “É um prazer acolher o engrandecimento da Psicologia. Quando a Psicologia se engrandece, fica a certeza de que vale a pena a vida, vale a pena o ser humano na sua integralidade”, abreviou a professora.

Henrique Rodrigues, conselheiro do CFP, definiu a III Mostra como um “marco histórico” para a Psicologia e para o Sistema Conselhos. Segundo ele, o evento representa “os esforços da Psicologia em ampliar o diálogo com outras instancias políticas da sociedade”.

Na avaliação do conselheiro, “é fundamental haver, dentro do Sistema Conselhos de Psicologia, essa democratização das discussões internas e externas da Psicologia, pois é assim que se faz uma ciência que não é só ciência, que é também arte”.

Texto e Fotos: Felipe Simões

21 de julho de 2009