Psicólogos discutem formas de fortalecer prática profissional no sistema prisional

Categoria(s):  Notícias, SISTEMA PENITENCIÁRIO   Postado em: 13/10/2005 às 11:13

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) realizou um encontro com os psicólogos do sistema penitenciário e entidades afins nos dias 21 e 22 de setembro para discutir as atribuições, competências e possibilidades da formação dos psicólogos que atuam nesse campo de trabalho. O evento foi parte de uma estratégia nacional do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que visa o fortalecimento da prática profissional do psicólogo dentro dos estabelecimentos penitenciários.

O resultado desse encontro será enviado ao CFP, que organizará as informações recolhidas de todos os Conselhos Regionais. Nos dias 10 e 11 de novembro, um Encontro Nacional em Brasília reunirá os representantes dos Conselhos Regionais, a Plenária do CFP e o Depen para discutir essas informações e redigir um documento a ser entregue ao Depen pelo CFP. Esse documento terá como objetivo orientar uma política de formação dos profissionais do sistema prisional.

A parceria entre o CFP e o Depen começou com o mapeamento da atuação dos psicólogos
do sistema prisional em todos os estados do país. No Rio de Janeiro, a Coordenação de Psicologia da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária foi o órgão responsável pela realização desse levantamento dentro das unidades prisionais.

A conselheira Márcia Badaró e a psicóloga Vilma Diuana, membro da Comissão Regional de Direitos Humanos, são as representantes do CRP-RJ nesse projeto.