Psicologia de luto: nota de falecimento de Fernando Luís González Rey

Categoria(s):  NOTAS, Notícias   Postado em: 29/03/2019 às 11:27

nota-falecimentoFaleceu, na última terça-feira, 26 de março, aos 69 anos, o psicólogo Fernando Luís González Rey. Natural de Havana (Cuba), Fernando deixa um grande legado para a Psicologia no Brasil e no mundo.

Professor e um dos formuladores da Teoria da Subjetividade, o psicólogo desempenhou um papel de destaque no movimento da Psicologia social crítica na América Latina. Era doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia Geral e Pedagógica de Moscou e em ciência pelo Instituto de Psicologia da Acadêmica de Ciências da União Soviética. Foi presidente da Sociedade de Psicólogos de Cuba (1986-1989), decano e vice-reitor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana (1995-1990).

Fernando chegou ao Brasil em 1995, onde atuou como professor titular e pesquisador do Centro Universitário de Brasília. Também foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB), onde coordenou o grupo de pesquisa “A subjetividade na saúde e na educação”.

Nesse momento de luto e pesar, o CRP-RJ se solidariza com a dor de amigos e familiares do psicólogo e reitera publicamente a importância da sua atuação como psicólogo não apenas para o Brasil como também para a América Latina e o restante do mundo.

Com informações do site do CFP.