PRIMEIRA PRÉ MOSTRA DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA NA BAIXADA ALCANÇA SUCESSO DE PARTICIPAÇÃO

Categoria(s):  DESTAQUE DA SEMANA, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 28/03/2024 às 16:54

A 17ª Edição da Mostra Regional de Práticas em Psicologia, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), está sendo construída visando incentivar a interiorizar e descentralizar. Nesse contexto, estão sendo realizadas Mostras em todas as regiões do Estado, sendo chamadas Pré Mostras.

bogner overal
janwoodharrisart.com
justineanweiler.com
mindfulmusclellc.com
bežecká obuv
bogner overal
blutuszos mennyezeti lámpa
justineanweiler.com
justineanweiler.com
team easy on tøj til salg
maison-metal.com
bogner overal
blutuszos mennyezeti lámpa
onlysxm.com
bezecke topanky

Com o tema  “A cabeça pensa onde os pés pisam: Caminhos da Psicologia no Rio de Janeiro”, as Mostras e Pré Mostras procuram compartilhar trabalhos realizados por psicólogas(os) e estudantes, explicitando a diversidade de áreas temáticas que constitui a Psicologia como ciência e profissão, sempre orientadas pelo compromisso inalienável com a dignidade humana. 

A primeira Pré Mostra ocorreu na região da Baixada Fluminense, na Unigranrio em Duque de Caxias, no dia 19 de março, com sucesso de credenciamento, lotando a sala onde ocorreram as mesas. Ao longo da atividade, foram 20 trabalhos apresentados em salas de trabalhos simultâneas.

Abertura Institucional

A apresentação do evento ficou foi conduzida por Thais Lourenço (CRP 05/62992), psicóloga clínica, mestranda no Programa da Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) – Cefet/RJ, pós-Graduada em Direitos Humanos, Saúde e Racismo pela FIOCRUZ), colaboradora da Comissão Especial de Eventos e da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ. A colaboradora falou sobre o ciclo das Pré Mostras, que serão realizas em cada região do estado, como parte também da comemoração dos 50 anos do CRP-RJ.

A psicóloga e coordenadora geral do curso de graduação em Psicologia na Unigranrio Claudia Behar, agradeceu a presença dos alunos e dos profissionais, destacando a longa parceria da Unigranrio e o CRP-RJ, voltados sempre em produzir eventos com temas orientativo para toda a categoria.

Viviane Martins (CRP 05/32170), psicóloga com atuação no SUAS, vice-presidenta do CRP-RJ e colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais, também esteve presente na primeira Pré Mostra. A vice-presidenta falou do intuito da desregionalização que as Pré Mostras estão desenvolvendo, com objetivo de incentivar a participação da categoria de toda região, para que mostrem o que está sendo feito na prática psi. Ela ainda falou da parceria com um espaço tão caro de formação, sendo uma forma estratégia de ter os estudantes mais próximos do CRP-RJ.  

Esteve presente também Thiago Rodrigues (CRP 05/50505), psicólogo mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, professor da Unigranrio e coordenador da subsede Baixada do CRP-RJ. Rodrigues mencionou sobre lotação do evento, apontando um retorno positivo engajado da Baixada com a Psicologia. Falo também sobre a campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, campanha de enfrentamento à discriminação e a conscientização sobre a luta antirracista, relacionando-a com a trajetória da população negra da Baixada.

 

Mesa de abertura – A Baixada enegrecendo os caminhos da Psicologia

A mesa de abertura da Pre Mostra Baixada abordou o tema “A Baixada enegrecendo os caminhos da Psicologia”, com mediação Suelen Saturnino, estudante de Psicologia 9º período na Uniabeu e colaboradora Comissão Gestora da subsede Baixada do CRP-RJ. Honrada por está participando da mesa, a estudante falou sobre dar um novo sentido a palavra enegrecer e sobre os desafios que os estudantes residentes na Baixada Fluminense enfrentam para conseguir se formar, incluindo problemas no deslocamento.

Luta contra o racismo para além da campanha dos 21 dias de Ativismo Contra o Racismo, e o entendimento da nova conotação ao termo enegrecer para a Psicologia poder compreender a população que está sendo atendida, principalmente da Baixada Fluminense precária nos direitos humanos com dificuldades na saúde, na alimentação, no transporte público, na violência e todas as lutas invisibilizadas foi base da fala de Maria da Conceição Nascimento (CRP 05/26929), psicóloga, psicoterapeuta, mestre e doutoranda em Psicologia Clínica pela UFF. 

A vice-presidenta do CRP-RJ, Viviane Martins (CRP 05/32170), também participou da mesa de abertura. Para discutir o enegrecimento, a conselheira falou sobre os escritores negros citados na academia, os direitos humanos como parte da espinha dorsal da Psicologia e os atravessamentos que a população negra sofrem. Martins ainda incentivou as(os) estudantes e psicólogas(os) presente a se familiarizarem com a Resolução n.º 018/2002, que estabelece as normas de atuação para psicólogas (os) em relação ao preconceito e à discriminação racial.

 

Mesa de Encerramento – Orientação às Psicólogas (os) em Contextos de Emergências e Desastres

Mediando a mesa de encerramento, que levou a temática “Orientação às Psicólogas (os) em Contextos de Emergências e Desastres” a psicóloga Yvanna da Silva Brito (CRP 05/66298), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental, colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico Raciais e da Comissão de Instrução e Comissão Gestora da Subsede Baixada Fluminense, falou sobre a temática ter sido pensada com intuito de orientar e falar sobre a mobilidade, a desigualdade, o racismo ambiental entre outras situações ocorridas na Baixada.

A Baixada é uma região que sofre muito com as chuvas, e a psicóloga Ariel Pontes (CRP 05/64806), pós-graduada em Psicologia das Emergências e Desastres e em Defesa civil e colaboradora da Comissão Especial de Emergências e Desastres do CRP-RJ, perpassou sobre os desastres da região e como as(os) profissionais da área devem se portar em casos de emergências e desastres e também desastres sociais bem como a desigualdade social e outros marcadores que atingem o local. Pontes recomendou a leitura da Cartilha Orientativa de Atuação Básica em Emergências e Desastres.

Finalizando as falas da mesa, a psicóloga Thais Vargas (CRP 05/33228), psicóloga do SUAS, da Socioeducação, conselheira do CRP-RJ e coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), apresentou a Comissão permanente do CRP-RJ cuja função é orientar as(os) psicólogas(os) e a sociedade sobre a conduta ética e à legislação profissionais e temas gerais pertinentes à Psicologia e convidou a categoria a ler as normas, resoluções e o código de ética para embasamento profissional. A conselheira ainda falou sobre a formação generalista, onde não se é visto diversos temas cotidianos na Psicologia, na academia e do posicionamento 

Para acompanhar na íntegra a 1ª Pré Mostras acesse o canal oficial do CRP-RJ no YouTube @realCRPRJ.