Pré-congresso ocorre junto com ciclo do Crepop em Campos

Categoria(s):  COREP, Notícias, SUBSEDE CAMPOS   Postado em: 05/04/2010 às 16:51

No dia 12 de março, o CRP-RJ realizou, na Universidade Estácio de Sá de Campos dos Goytacases, o sétimo pré-congresso para o Corep (Congresso Regional de Psicologia). Na parte da manhã, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do CRP-RJ realizou o ciclo de pesquisas sobre o a atuação do psicólogo na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS). Após o término das atividades do Crepop, deu-se início ao pré-congresso em si, com a eleição de delegados para o Corep e a leitura de teses.

O encontro do Crepop se iniciou com uma apresentação individual dos participantes, que colocaram os serviços no qual atuavam e falaram um pouco sobre sua prática.

Em seguida, o conselheiro Lindomar Expedito Silva Darós (CRP 05/20112), coordenador do Crepop-RJ, conduziu o restante da reunião pela metodologia sociodramática. Os presentes foram convidados a construir uma história, a partir das vivências de cada um, para ser encenada no sociodrama. Os participantes tinham total liberdade para interpretar o papel que desejassem, além de poder interferir nos rumos tomados pela história.

O caso escolhido foi chamado de “A ignorância do sujeito”, por se tratar do desconhecimento do problema do paciente, primeiramente por ele mesmo, e depois pela equipe que o atendeu. Na história, um paciente precisava passar por uma cirurgia devido às dores intensas que sentia, porém a cirurgia não ocorreu, mas o paciente acreditou que sim. Ele tinha HIV o que dificultou o manejo do seu tratamento e a difícil revelação deste diagnóstico por parte da equipe.

Foto do público do evento.

Foto da mesa diretora do pré-congresso.

Com o término das atividades do Crepop, deu-se início ao pré-congresso, com a votação de 14 teses.

Após a encenação, os participantes falaram sobre as reflexões surgidas durante o sociodrama. Foram levantadas questões como a demanda ao psicólogo em revelar o diagnóstico para o paciente, já que os médicos, muitas vezes, não o faziam, e isso deveria ser um trabalho da equipe. Outro ponto ressaltado foi a precarização do trabalho do psicólogo, que precisa ter disponibilidade em uma realidade de baixos salários e contratos frágeis.

Com o término das atividades do Crepop, deu-se início ao pré-congresso. Seguindo as diretrizes nacionais, houve a eleição da mesa diretora, sendo votados para presidente, secretária e redator, respectivamente, o conselheiro do CRP-RJ Lindomar Darós, a psicóloga Kelly Viana Alves (CRP 05/38041) e o psicólogo Sérgio Corrêa da Fonseca (CRP 05/32333).

Após a leitura e aprovação do regimento interno, a mesa realizou a escolha dos delegados, sendo eleitos 10 psicólogos e um estudante.  A seguir, foi feita a leitura e votação de 14 teses, que abordavam temas como o aumento da oferta de assistência psicológica ambulatorial, anuidade para recém-formados e o pagamento de profissionais que atuam em hospitais conveniados ao SUS.

Texto e fotos: Ana Carolina Wanderley

05 de abril de 2010