ONGs solicitam reação do MP-RJ ao descaso no combate à aids

Categoria(s):  SAÚDE   Postado em: 03/12/2010 às 09:56

No último dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Forum de ONGs Aids do Estado do Rio de Janeiro protocolou, junto ao Ministério Público Estadual (MP-RJ), uma carta solicitando providências contra o descaso e a negligência nas políticas públicas de combate à aids no estado.

A carta cobra medidas como maior oferta de medicamentos para infecções oportunistas e contratação de profissionais como médicos, psicólogos e assistentes sociais para atender os soropositivos.

O Fórum de ONGs congrega mais de 120 organizações da sociedade civil fluminense que lutam contra a doença. Segundo William Amaral, da secretaria-executiva do Fórum, há três anos as reivindicações são apresentadas à Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, mas não houve melhora na situação.

“Nem a subsecretária de Vigilância em Saúde sabia do fechamento da enfermaria de aidsdo Hospital Pedro II” disse Amaral. Essa enfermaria, que fechou as portas após incêndio no seu gerador, foi reformada recentemente, com 12 leitos e ambulatório específico de HIV e aids.

De acordo com o Fórum de ONGs, ainda não foi dado destino aos pacientes que se tratavam no ambulatório daquela unidade de saúde. O site da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil exibe um informe que pede aos pacientes do Hospital Pedro II, em Santa Cruz, se encaminharem para hospitais próximos da Zona Oeste, como o Hospital do Andaraí.

“O Hospital do Andaraí tem um ambulatório com 300 soropositivos cadastrados e apenas uma médica, que está prestes a se aposentar” afirma Amaral, que lembra que outra preocupação do Fórum é o alto índice de diagnósticos tardios de HIV no estado, o que dificulta o tratamento.