Oficinas do CRP-RJ fecham segundo dia da II Mostra de Práticas em Psicologia

Categoria(s):  MOSTRA, Notícias   Postado em: 11/07/2008 às 15:14

Duas oficinas realizadas pelo CRP-RJ fecharam o segundo dia da II Mostra Regional de Práticas em Psicologia, na sexta-feira, dia 11 de julho. A Comissão de Saúde organizou um debate sobre a desinstitucionalização e a potência da vida a partir da criação artística. Já a Comissão de Educação promoveu uma discussão sobre a infância.

Foto da oficina “ApropriAção em Saúde: a estética do viver”.

A Comissão de Saúde debateu sobre a desinstitucionalização e a potência da vida a partir da criação artística na oficina “ApropriAção em Saúde: a estética do viver”.

Foto da oficina realizada pela Comissão de Educação.

A Comissão de Educação promoveu uma discussão sobre a infância, na qual foram propostas questões como: as “diferentes infâncias” com que os psicólogos e outros profissionais se deparem; o consumo na infância; a medicalização da vida; e a homogeneização das crianças através de modos dominantes de ensinar e aprender..

A oficina “ApropriAção em Saúde: a estética do viver” teve participação de quatro palestrantes: as psicólogas Patrícia Albuquerque, da Coordenação de Saúde Mental (SMS/RJ), e Flávia Corpas, coordenadora da Escola Livre de Artes Visuais do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, a atriz Dinah Cesare, profissional do CAPSad Mané Garrincha, e o militante do Movimento da Luta Antimanicomial Paulo Sérgio Machado.

Os convidados falaram aos presentes sobre como a arte pode ser uma estratégia de construção da cidadania e na valorização da singularidade de pessoas que se encontram em vulnerabilidade psicossocial.

Na atividade da Comissão de Educação, os participantes discutiram a partir do vídeo “Invenção da Infância”, de Liliana Sulzbach. O média-metragem mostra contrastes e semelhanças entre crianças de classe média-alta de São Paulo e de classe popular do Sertão da Bahia, enfatizando como todas acabam vivendo como adultos, seja por meio do consumo ou do trabalho.

No debate, foram propostas questões como: as “diferentes infâncias” com que os psicólogos e outros profissionais se deparem; o consumo na infância; a medicalização da vida; e a homogeneização das crianças através de modos dominantes de ensinar e aprender.

A II Mostra, organizada pelo CRP-RJ, é realizada de 10 a 12 de julho, na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca.

Veja mais notícias sobre a II Mostra.

Texto e fotos: Bárbara Skaba

11 de julho de 2008