Ocorre em Nova Iguaçu pré-estreia do Espaço Cine Psi

Categoria(s):  Notícias, SUBSEDE BAIXADA   Postado em: 12/08/2010 às 10:41

A Comissão Gestora da Subsede da Baixada Fluminense promoveu, no dia 11 de agosto, a pré-estreia do Espaço Cine Psi. O projeto, que já vem sendo realizado na subsede de Campos dos Goytacazes com o nome de PsicoCine,consiste na proposição de um debate a partir da exibição de um filme. O evento ocorreu na própria subsede, localizada em Nova Iguaçu.

Vanda Vasconcelos, conselheira-membro da Comissão Gestora da subsede, abriu o encontro agradecendo a presença de todos e falando sobre as ações do Conselho na Baixada. “A atual gestão do CRP-RJ, que se encerra em setembro, vem desenvolvendo várias ações para os psicólogos da Baixada. Nossa ideia é consolidar o Conselho como não apenas um espaço de orientação e fiscalização da prática, mas também como um espaço de discussão política desta prática. Queremos pensar uma Psicologia mais implicada, mais inventiva”.

A conselheira Vanda sauda os presentes.

A conselheira Vanda sauda os presentes.

Celso Vergne, psicólogo e colaborador da Comissão Gestora, explicou os objetivos do projeto. “Queremos movimentar a subsede, trazer de volta para o Conselho os psicólogos desta região tão pouco explorada ainda pela Psicologia. A proposta do Cine Psi é trazer discussões a partir da imagem, é pensar a Psicologia através das imagens, criando pontes entre os psicólogos da região através destes espaços de debate e reflexão”, declarou.

Em seguida, foi dado início à exibição do filme Amor LTDA, da série Não É O Que Parece, que abordava a

Participantes assistem ao filme exibido.

Participantes assistem ao filme exibido.

importância do amor para a sociedade contemporânea e de que forma este foi um conceito socialmente construído ao longo dos séculos, tal qual a democracia e a liberdade. Outro aspecto tratado foi as diversas manifestações possíveis do amor, tais como o amor entre casais heterossexuais e homossexuais, o amor familiar, o amor religioso e o amor como troca de afetos entre mais de dois parceiros.

Ao final, houve um debate entre os participantes, que saudaram a iniciativa do CRP-RJ em criar um espaço permanente de discussão, reflexão e troca de experiências entre estudantes e profissionais de Psicologia.

Texto e fotos: Felipe Simões