Novembro: mês de luta e conscientização sobre o câncer de próstata

Categoria(s):  NOTAS, Notícias, SAÚDE, Últimas Notícias   Postado em: 01/11/2018 às 15:14

novembro_cancer02 (1)Sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o segundo mais frequente na população masculina, o câncer de próstata causou a morte de quase 14 mil brasileiros em 2013 e, para este ano, estima-se que haja mais de 68 mil novos casos no país, conforme projeções do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

O câncer de próstata afeta majoritariamente homens com mais de 55 anos de idade, mas também travestis, mulheres transexuais e pessoas intersexo. Os sintomas mais frequentes são: dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. Porém, é importante destacar que o câncer de próstata tem cura e o diagnóstico precoce da doença representa uma diminuição de 35% dos casos de morte.

Ações de conscientização sobre a doença muitas vezes esbarram em preconceitos e tabus, prejudicando um debate ampliado sobre o tema. Por isso, novembro é tradicionalmente o mês em que se marca a luta conta o câncer de próstata através de ações e iniciativas para estimular a participação da sociedade civil, entidades públicas e privadas nessa mobilização.

Para mais informações a respeito, clique aqui e acesse a cartilha do INCA com informações sobre sintomas e tratamento ao câncer de próstata.