O Novembro Azul é uma campanha de conscientização, surgida na Austrália, em 2003, voltada ao público masculino, e também à sociedade em geral, para lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e demais doenças que afetam a população masculina, como o câncer de pênis, ainda pouco conhecido, mas que atinge cerca de 2% dos homens e está relacionado principalmente à falta de higiene diária e ao não uso de preservativos.
O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, ainda assim, é um tema que enfrenta muitas barreiras e preconceito. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata foi o responsável por quase 14 mil mortes no Brasil em 2013 e, para este ano, estima-se que haja mais de 61 mil novos casos da doença em nosso país.
Se, por um lado, os dados do INCA são alarmantes, por outro, é importante destacar que o câncer de próstata tem cura e o diagnóstico precoce da doença representa uma diminuição de 35% dos casos de morte. Por isso, é fundamental a prevenção desse tipo de câncer através do teste do PSA e do toque retal.
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro reforça essa corrente que o Novembro Azul estabelece, divulgando e reverberando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mais do que apenas uma campanha anual durante um mês específico, é fundamental que a prevenção ao câncer de próstata seja pauta continuada de debates.
Nesse sentido, o CRP-RJ endossa a luta pela regularidade na oferta dos serviços públicos de prevenção e combate a essa doença. Para tanto, ações intersetoriais de promoção à saúde da população masculina devem ser articuladas nos diversos equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a adesão de homens a esses serviços, especialmente na Atenção Básica, seja ampliada.