Nota do CFP sobre assassinato da psicóloga Melissa de Almeida Araújo

Categoria(s):  Notícias   Postado em: 01/06/2017 às 09:29

Confira abaixo a nota de pesar publicada pelo Conselho Federal de Psicologia em virtude do assassinado da psicóloga no Paraná.

CFP de luto pelo assassinato da psicóloga Melissa de Almeida Araújo

No último dia 25 de maio, a Psicologia brasileira sofreu uma triste perda no quadro de profissionais que atuam no sistema prisional. A vítima foi a psicóloga Melissa de Almeida Araújo, brutalmente assassinada em Cascavel/PR, após ser baleada em tiroteio na entrada do condomínio em que residia com seu esposo e filho ainda bebê. Melissa tinha 37 anos e trabalhava na Penitenciária Federal de Catanduvas.

-nota-de-pesar-Melissa-de-AlmeidaA morte prematura de Melissa Araújo nos remete à discussão sobre a missão dos profissionais da Psicologia na operacionalização da máquina carcerária voltada ao controle de pessoas presas condenadas pela justiça penal. Há mais de uma década, o Sistema Conselhos de Psicologia tem defendido que a atuação de psicólogas (os) no sistema prisional seja voltada para o cuidado das pessoas e não para a assinatura em pareceres. A maior contribuição da Psicologia no Sistema Penitenciário está na problematização dos efeitos psicossociais produzidos pelo processo de encarceramento.

Assim como Melissa, muitas (os) as psicólogas (os) lidam diariamente com a dura realidade do encarceramento e se mantêm numa posição de resistência aos principais efeitos mortificadores da prisão. Acreditamos que não basta discutir a manutenção ou a progressão da pena, é essencial um debate mais amplo sobre o modelo majoritário de penalidade adotado neste país e qual a principal função da prisão em nossa sociedade para se manter tanto tempo em crise e reprodutora de crimes e altos níveis de reincidência.

Que a dor da perda desta colega se transforme em coragem e força para que possamos seguir na luta por um exercício profissional da Psicologia respaldado na ética e na defesa dos direitos humanos. Que inspirados por sua biografia prematuramente encerrada de forma brutal, possamos fazer a diferença no sistema penitenciário brasileiro.

Conselho Federal de Psicologia