Nota de pesar sobre o falecimento do psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira Silva

Categoria(s):  Notícias   Postado em: 06/02/2016 às 10:02

É com grande pesar que o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro comunica o falecimento do psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira Silva, assassinado na madrugada de 5 de fevereiro, na Bahia, em uma emboscada cujas circunstâncias não foram totalmente esclarecidas.

Professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marcus Vinícius era reconhecido nacionalmente por sua militância em defesa da Reforma Psiquiátrica brasileira, tendo sido integrante da Comissão Nacional de Reforma Psiquiátrica de 1994 a 1997.

Marcus Vinícius destacou-se também pela sua incansável luta em defesa da justiça social e dos Direitos Humanos das populações minorizadas, sendo coordenador do Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental (IPSI-UFBA) e articulador e diretor do Instituto Silvia Lane – Psicologia e Compromisso Social.

Desempenhou, ainda, papel preponderante no processo de democratização do Sistema Conselhos de Psicologia e de construção de uma ciência e profissão comprometidas com a realidade social brasileira.

Grande articulador da criação das Comissões de Direitos Humanos do CFP e dos CRPs, Marcus Vinícius foi conselheiro do CFP nas gestões 1988-1989, 1992-1995, 1997-1998, 1998-2001 e coordenador do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) entre 2004 e 2007.

Nos últimos anos, vinha desenvolvendo um importante trabalho em uma comunidade quilombola de negros no litoral da Bahia.
O CRP-RJ lamenta profundamente a perda precoce desse profissional que, muito mais do que apenas memória indelével para a Psicologia brasileira, permanecerá como alento em nossa caminhada na luta contra toda e qualquer forma de violência e desigualdade.