Lançamento do livro “Navegar é preciso” encerra 11ª edição do Seminário de Direitos Humanos

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, Notícias, RELAÇÕES RACIAIS   Postado em: 12/08/2016 às 11:39

A última atividade do XI Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos foi o lançamento do livro “Navegar é preciso: Trajetória do Grupo de Trabalho Integrado Diversidades de Gênero e Relações Étnico-Raciais da Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ”.

Organizada pelo GT Integrado Diversidades de Gênero e Relações Raciais da CRDH, a publicação é um breve “diário de bordo”, de apenas 64 páginas, que convida a (o) leitora (leitor) a navegar nas reflexões, dificuldades e embates enfrentados pelo GT Integrado em seu trabalho de um ano junto às temáticas de raça e gênero.

As integrantes do GT Integrado e escreventes do livro Maria da Conceição Nascimento (CRP 05/26929), conselheira do CRP-RJ, e Maiara Fafini (CRP 05/43721), psicóloga, travesti e colaboradora do CRP-RJ, compuseram a mesa para falar um pouco mais sobre essa ousada iniciativa.

livro_navegarConceição relatou o desafio enfrentado de pautar e debater, de modo crítico, as temáticas de raça e gênero junto às (aos) psicólogas (os), estudantes e instituições do estado do Rio.

Segundo ela, a publicação é “um diário de bordo com depoimentos sobre nossas dificuldades e enfrentamentos. Nele, compartilhamos também nossas ideias e reflexões como uma experiência que tivemos, mas também como um convite para que o trabalho junto a essas temáticas seja continuado”.

Maiara, por sua vez, destacou que, mais do que uma publicação que compila apenas informações e conteúdos teóricos sobre as temáticas de raça e gênero, o livro enfoca as experiências vivenciadas pelos membros do GT Integrado.

“Na Psicologia, estamos cheios de capacitação e conhecimento, mas não se trata somente disso. Esquecemos de entrar em contato com o humano. O conhecimento é importante, é fundamental, mas há também aquela coisa insubstituível do navegar, da trajetória. E isso faz toda a diferença”, disse a psicóloga.

Conceição e Maiara prestaram também uma homenagem à conselheira do CRP-RJ Janne Calhau Mourão (CRP 05/1608), presidente da CRDH e uma das escreventes do livro. Conforme ressaltou Conceição, “a entrada da Janne na Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ foi muito proveitosa para todos nós. Ela nos ajudou a pensar essas questões de raça e gênero de modo transversalizado, dialogando com as demais temáticas da Psicologia”.

O livro “Navegar é preciso” foi distribuído gratuitamente a todas (os) as (os) participantes do evento e está disponível também em versão digital e gratuita em nosso site. Clique aqui e confira!