III Mostra oferece atividades culturais

Categoria(s):  MOSTRA, Notícias   Postado em: 21/07/2009 às 15:32

A III Mostra Regional de Práticas em Psicologia promoveu um encontro entre psicólogos, estudantes e profissionais de diversas áreas para debater a prática do psicólogo e trocar experiências. Nesse sentido, foram realizadas mesas redondas, conferências, oficinas, apresentações de trabalho e muito debate. E, permeando todas essas atividades, houve diversas atrações culturais.

Abrindo o primeiro dia, o Coral Mané Garrincha abriu a Mostra. Formado por alunos do CIEP 441 Mané Garrincha, de Magé, o coral trouxe canções vastas da música popular brasileira, além de composições do próprio coral, que abordam temas ligados à questões sociais.

Ainda no dia 16, os presentes puderam conferir a peça Van Gogh, o suicídio pela sociedade. Baseado da obra de Antonin Artaud, o texto fala sobre uma menina de 15 anos que, devido ao seu comportamento diferir dos padrões sociais, é internada em um hospital psiquiátrico pela família, apesar de não ser violenta. A adolescente acaba cometendo suicídio no hospital.

Através de uma comparação com a história do pintor Vincent Van Gogh, a peça convida a uma reflexão sobre a crueldade dos manicômios, a idéia de loucura ainda hoje presente na sociedade e a necessidade de uma reforma psiquiátrica. O espetáculo foi realizado pelo Grupo Quadrante e contou com as atrizes Calaça, Márcia Calaça e Luísa Pitta.

Após a apresentação, houve um coquetel de lançamento de livros. Foram lançadas 14 obras, entre elas “Experiências em Psicologia e Políticas Públicas”, na qual o CRP-RJ reuniu os trabalhos vencedores do I Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira, ocorrido em 2008.

No segundo dia, a cultura ficou por conta da Oficina de Bateristas Jorge Casagrande. Presente em diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro, a oficina traz o melhor da música brasileira através da percussão.

No terceiro e último dia, a peça “Depois que meus pais se separaram…”, do Projeto Palco Acadêmico, tratou sobre as diferentes experiências dos filhos diante da separação dos pais. O enredo foi baseado em resultados de uma pesquisa com jovens entre 21 e 29 anos que tiveram seus pais divorciados, realizada pelo Projeto Pró-Adolescente, em parceria com o grupo Parentalidade, da UERJ. Após a apresentação, houve um debate com os responsáveis pelo projeto.

Fotos da III Mostra Regional de Práticas em Psicologia – Cultura

Texto: Bárbara Skaba e Felipe Simões

21 de julho de 2009
atualizado em 27 de julho de 2009