GTs e comissões do CRP-RJ promovem oficinas na III Mostra

Categoria(s):  MOSTRA, Notícias   Postado em: 21/07/2009 às 15:31

Ao longo de toda a III Mostra Regional de Práticas em Psicologia, os psicólogos e estudantes apresentaram trabalhos, na forma de apresentações orais (“experiências em debate”) e oficinas. Nesse espaço, as comissões e os grupos de trabalho do CRP-RJ participaram através de oficinas institucionais.

No dia 17 de julho, a Comissão de Orientação e Ética (COE) promoveu a vídeo-oficina “Ética e psicoterapia: algumas reflexões”. A proposta era, seguindo as atividades do Ano da Psicoterapia do Sistema Conselhos, problematizar questões éticas e práticas psi em diferentes âmbitos.

A oficina “Subjetividade, política e criação: reflexões sobre a formação em Psicologia”, promovida pela Comissão de Estudantes, levantou questões sobre a formação no que se refere às articulações com o mercado de trabalho. Entendendo a Psicologia como política e produtora de subjetividades, o trabalho problematizou ainda como o surgimento de novos campos de intervenção não devem ser separados de uma reflexão crítica a respeito das articulações entre Psicologia e capitalismo.

No dia 18 de julho, foi a vez da Comissão de Saúde e dos GTs de Diversidade Sexual, Psicologia do Esporte e Relações Raciais organizarem atividades. “ApropriAção em Saúde: quando a Atenção Básica fica complexa – desafios da Psicologia no território” seguiu o modelo das oficinas frequentes da Comissão de Saúde. Situações-problemas foram espalhadas pela sala e serviram de disparadores de uma discussão sobre a atuação da Psicologia na Atenção Básica e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Nesse contexto, foram debatidas diversas questões, tais como expressões de violência, SUS, formação profissional, clínica, política, Luta Antimanicomial e direitos humanos.

O GT de Psicologia e Diversidade Sexual, por sua vez, debateu a resolução do CFP que proíbe ao psicólogo tratar a homossexualidade como doença na oficina “Psicologia e homofobia: 10 anos da Resolução CFP 001/99”. Foi proposta a problematização do conceito de homofobia, não restrita aos casos de violência física, mas também presentes no silêncio e omissões.

A oficina “Psicologia do Esporte”, do GT de mesmo nome, propôs tratar de forma lúdica o tema da Psicologia aplicada ao esporte e à atividade física, proporcionando um mergulho dos participantes no contexto inerente ao jogo e às forças que o atravessam. Assim, objetivou discutir questões emergentes nesse campo e analisar criticamente o trabalho do psicólogo.

Por fim, a roda de conversa organizada pelo GT de Psicologia e Relações Raciais, proporcionou um debate a partir do filme “O xadrez das cores”, de Marco Schiavon. O curta-metragem conta a história de Cida, uma mulher negra de 40 anos que trabalha para uma idosa racista. Após aguentar humilhações, Cida resolve mudar o pensamento da patroa através de um jogo de xadrez.

Durante todos os dias da III Mostra, o GT de Psicologia e Mídia do CRP-RJ esteve presente com a “Tenda dos Milagres – Psicologia e Mídia: Uma Leitura Crítica”. A proposta foi “seduzir” os psicólogos para a discussão sobre mídia e produção de subjetividades e formas de resistência à massificação dos modos de existência, consumo etc. A atividade falou ainda da Psicologia engajada nas discussões sobre a democratização da comunicação e os efeitos dessa participação na sociedade, em nossos espaços de atuação e em nossa vida.

A III Mostra aconteceu de 16 a 18 de julho, na Universidade Veiga de Almeida.
Fotos da III Mostra Regional de Práticas em Psicologia – Oficinas

Texto: Bárbara Skaba

21 de julho de 2009