Evento no CRP-RJ marca Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

Categoria(s):  EDUCAÇÃO, Notícias   Postado em: 18/04/2005 às 10:59

No dia 14 de abril, dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) realizou uma cerimônia para a entrega da primeira edição em braile do jornal institucional do Conselho Federal de Psicologia (CFP) a um psicólogo portador de deficiência visual.

Essa edição foi distribuída pelo CFP a todos os regionais, sedes e subsedes, para que cada unidade contemplasse um psicólogo portador de deficiência visual com um exemplar. “Este evento é muito especial para mim. Fico feliz por receber uma publicação que eu possa ler”, afirmou Hélio Orrico, psicólogo escolhido pelo CRP-RJ para representar todos os deficientes visuais do Estado. Orrico desenvolve em Duque Caxias um serviço de assistência a esta população excluída da sociedade. “A pessoa com deficiência fica com baixa auto-estima, por isso busco implementar projetos para ajudar esta população”.

O conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes, se comprometeu em buscar meios de facilitar a vida do deficiente durante a gestão da XI Plenária. “A luta pela inclusão é algo que deve partir principalmente de políticas públicas, mas, se cada um de nós não se motivar e se mobilizar para isso, fica difícil.”

Em Brasília, o CFP entregou o seu jornal institucional em braile ao Ministro da Educação. Durante essa audiência, o CFP, em nome do Sistema Conselhos de Psicologia, criticou o atual modelo de educação inclusiva do país por meio de uma Carta Aberta, na qual também sugeriu algumas medidas a serem tomadas para reverter essa situação.