CRP-RJ sedia discussão nacional sobre DH no ensino da Psicologia

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, Notícias   Postado em: 26/08/2008 às 14:41

O CRP-RJ recebeu em sua sede, no dia 21 de agosto, a oficina “Direitos Humanos e Ensino da Psicologia”, promovida pelo Núcleo ABEP-Rio. O evento teve como objetivo formar um diálogo nacional em torno da formação do psicólogo, do desenvolvimento acadêmico e do exercício profissional.

O evento do Rio fez parte de uma iniciativa nacional, da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), para unir a discussão em todo o país. Para isso, foi realizada uma mesa redonda na sede do CFP, em Brasília, com a participação de Ana Bock, doutora em psicologia social, Maria de Nazaré Tavares Zenaide, mestre em Serviço Social, e Sólon Eduardo Viola, doutor em Ciência Sociais.

Um dos principais pontos abordados foi a discussão sobre se os Direitos Humanos são um assunto disciplinar ou transversal. “Devemos pensar se deve haver uma disciplina de Direitos Humanos na graduação de Psicologia ou se é um tema para ser abordado em todas as disciplinas”, afirmou.
Segundo Maria de Nazaré, além da promoção de novas iniciativas, também é importante incentivar as que já existem. “O mais importante é o intercâmbio de ações que já estão acontecendo, mas isoladas”.

Para o professor Sólon, “a grande questão é construir no Brasil uma cultura ainda inexistente de Direitos Humanos”. Ana Bock concordou, destacando que um dos obstáculos a serem superados é o fato de o tema ser pouco abordado em congressos, seminários e outros encontros de Psicologia. “Os psicólogos têm pensado pouco sobre os Direitos Humanos”, disse.

A mesa foi transmitida ao vivo pela internet e acompanhada pelos participantes de cada oficina regional, além de estudantes e professores de diversas universidades. A interatividade do evento permitiu que os espectadores enviassem perguntas aos palestrantes, o que transformou o debate em nacional.

Após a mesa, foi proposto um debate aberto entre os participantes de cada oficina e o Núcleo ABEP-Rio, sobre como os Direitos Humanos vêm sendo abordados por professores e alunos de Psicologia.

Texto: Bárbara Skaba

26 de agosto de 2008