CRP-RJ recebe gerente estadual de Saúde Mental para conferência sobre Reforma Psiquiátrica

Categoria(s):  Luta Antimanicomial, Notícias, SAÚDE   Postado em: 29/05/2018 às 16:03
IMG_3926

Rosimeri Barbosa (ao microfone) e Rita Louzada

Como atividade integrante da agenda de eventos da Comissão de Saúde do CRP-RJ em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, a sede do CRP-RJ recebeu, no dia 16 de maio, a gerente de Saúde Mental do estado do Rio de Janeiro, Rosimeri Barbosa, para uma conferência sobre a visão gestora sobre a Reforma Psiquiátrica no estado.

Dando início à conferência, a conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), falou sobre a situação atual da Saúde Mental. “Vivemos dramaticamente num país em situação de desmonte de todas as conquistas que vinham sendo duramente acumuladas ao longo de quase duas décadas”, destacou.

Em seguida, Rosimeri começou a conferência enfatizando que a lógica manicomial da institucionalização ainda subsiste. “Ainda é uma lógica que existe de institucionalização de tudo aquilo que de, alguma forma, não compreendemos. Ainda hoje em dia, temos um grande número de pessoas institucionalizadas em abrigos para crianças e adultos e população em situação de rua. Os manicômios ainda existem, apesar de a nossa meta ser de fecharmos todos. Temos também um grande número de pessoas nas prisões, mas quem é essa população senão a população vulnerável, aquela população que também está nos serviços de Saúde Mental de uma forma geral”.

A gerente de Saúde Mental teceu críticas à política de Saúde Mental atualmente vigente, que retoma princípios manicomiais e representa um retrocesso, citando também o atual cenário de intervenção militar no Rio. “A lógica no Brasil sempre foi a da repressão policial” argumentou, questionado, em seguida: “Por que que todo esse retrocesso acontece justamente nesse momento, por que que as políticas de Atenção Básica e Saúde Mental tiveram as suas diretrizes modificadas?”.

O evento teve transmissão ao vivo e on-line através do canal do CRP-RJ no Youtube. A íntegra d vídeo pode ser conferida clicando aqui.