Conselho Federal de Psicologia publica relatório sobre Psicologia do Trânsito

Categoria(s):  MOBILIDADE, Notícias   Postado em: 01/06/2007 às 11:34

O Conselho Federal de Psicologia – CFP divulgou 8 publicações no IV Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, realizado dia 23 de maio em Maceió. Dentre elas, estava o “Relatório Final da Ação Conjunta de Fiscalização: Pesquisa exploratória sobre o processo de avaliação psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – 2006”.

Esse relatório foi originado de uma ação conjunta promovida pelo Conselho Federal de Psicologia e pelos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), nas clínicas de avaliação psicológica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Além da fiscalização, o objetivo foi levantar a situação da avaliação psicológica nas instituições credenciadas pelos Departamentos Estaduais de Trânsito – DETRANs.

Para isso, os responsáveis pela fiscalização, além de verificarem a adequação física dos estabelecimentos, também observaram a atividade dos psicólogos das clínicas quanto aos preceitos técnicos e éticos da profissão. Para isso, foi aplicado um questionário a fim de caracterizar as condições em que essas avaliações são realizadas. No total, 111 instituições participaram da pesquisa.

Inédita no país, esta ação conjunta é a primeira fase de um projeto que visa traçar um panorama da situação do segmento, bem como propiciar a discussão do trânsito dentro da perspectiva da necessidade de se debater, além da avaliação psicológica no trânsito, as relações sociais e questões relativas aos aspectos subjetivos presentes nos espaços de circulação e mobilidade humana.

Os interessados podem solicitar o relatório pelo e-mail cotec2@pol.org.br
Em breve o documento também estará disponível no site www.pol.org.br

Fonte: Site do CFP