Brasil sedia o I Congresso Latino-Americano de Psicologia

Categoria(s):  Notícias   Postado em: 05/01/2005 às 10:42

Propiciar o intercâmbio do conhecimento, das práticas, das publicações e das entidades organizativas em torno da criação de condições para o desenvolvimento de uma Psicologia Latino-Americana. Esta é a proposta do I Congresso Latino-Americano de Psicologia, que será realizado em São Paulo, de 20 a 23 de abril de 2005.

O congresso é uma iniciativa da União Latino Americana de Psicologia (ULAPSI) e busca o fortalecimento da organização no Brasil. Os eventos acontecerão no Memorial da América Latina e nas dependências da Uninove. Dentre as atividades, estão apresentações de vídeos, mesas redondas, painéis institucionais e sessões coordenadas com painéis. Haverá, ainda, mesas redondas especiais, propostas pelas entidades da ULAPSI, chamadas de Diálogos Latino-Americanos, visando integrar pesquisadores e profissionais de diferentes países que tenham um mesmo tema de investigação ou de intervenção profissional. Estão previstas também apresentações dança, poesias, música, fotografias ou qualquer outra expressão cultural dos países envolvidos no congresso. Além disso, serão destinados horários e espaços para que os cursos de pós-graduação possam realizar reuniões, estimulando o intercâmbio científico entre as universidades da América Latina.

As inscrições podem ser feitas no site www.ulapsi.org/congresso. Também é possível inscrever trabalhos até o dia 30 de janeiro. Os preços variam de R$ 60,00 a R$ 120,00 até o dia 25 de fevereiro.

A ULAPSI foi criada em novembro de 2002, na cidade de Puebla, México, por 30 entidades de psicologia. Ela constitui um espaço de articulação na busca de uma psicologia comprometida com a transformação das condições de vida da maioria da população dos países da América Latina e com a finalidade de superar as desigualdades sociais. O I Congresso pretende ser um espaço de diálogo e de luta para que a psicologia destes países possa participar da construção de um mundo melhor, a partir da América Latina.