A Atuação das (os) Psicólogas(os) no Sistema Socioeducativo

Categoria(s):  Notícias, SOCIOEDUCATIVO   Postado em: 29/06/2016 às 12:09

Participação do CRP-RJ no evento do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo /CRP-ES

O evento “A Atuação das (os) Psicólogas (os) no Sistema Socioeducativo” ocorreu no dia 29 de junho de 2016, das 8h às 17h, na Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, em Vitória, organizado pelo CRP-ES (GT da Socioeducação), em parceria com o IASES. O convite foi feito ao Eixo Psicologia e Socioeducação da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ e a psicóloga conselheira Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065), integrante da comissão e funcionária concursada do DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado de Rio de Janeiro), representou o regional do Rio na discussão.

Durante o dia houve grande participação dos psicólogos do Sistema Socioeducativo do estado, nas medidas socioeducativas de internação e de semi-liberdade; do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo/IASES e dos CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) de várias cidades do estado, com medidas de meio aberto de liberdade assistida.
Também marcaram presença os profissionais psicólogos que trabalham no Sistema Judiciário de algumas comarcas, além de muitos estudantes e professores de psicologia de várias universidades e o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, que sediou o evento.

Foram abordados temas variados referentes ao sistema socioeducativo, no trabalho desenvolvido pelas (os) psicólogas(o)s no meio fechado, aberto e junto ao judiciário, que foi debatido na mesa redonda da parte da manhã.

vanda 1

vanda 2Após a abertura, houve a conferência da psicóloga Luziane de Assis Siqueira, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, abordando a importância do encontro de qualidade na escuta dos adolescentes e os cuidados necessários aos profissionais para não naturalizarem, em suas atuações profissionais, as violações de direitos e violências que perpassam as relações sociais, pessoais e de trabalho.

À tarde foram realizados três grupos de trabalho, com os assuntos abordados pelas mesas, para aprofundamento dos debates e construção de nota técnica sobre o tema. Ao final do encontro foi realizada apresentação dos trabalhos produzidos por esses três grupos e referendados novos membros para o GT Socioeducativo do CRP-ES.

Nos debates, psicólogas (os) apontaram vários desafios, como a necessidade de mais encontros entre os profissionais e de acompanhamento na implantação do SINASE nas práticas de trabalho, além da necessidade de abertura de campo de estágio para estudantes. Também foi apontada a necessidade de maior integração entre os serviços e o judiciário; de concurso público devido à grande quantidade de contratos temporários; de redução da jornada de trabalho (que ainda é de 40 horas); de maior organização sindical; e de união dos trabalhadores, entre outros.

O evento indicou a necessidade de um novo encontro, ampliando a perspectiva para as (os) representantes psicólogas(os) do sistema socioeducativo da Região Sudeste, a ser organizado pelos Conselhos Regionais de Psicologia da região (já deliberado em reunião da  APAF – Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças), constituída pelos Conselhos Regionais de Psicologia  do  ES, RJ, SP e MG. Também foi sugerida a realização de encontro nacional, que deve ser organizado pelo GT Nacional sobre a temática, deliberação da APAF do Sistema Conselhos de Psicologia, coordenado pelo CRP-ES, com a participação de representantes da Região Sudeste.

Algumas referências de publicações do CRP RJ e que podem ser acessadas pelo link :  http://www.crprj.org.br/site/category/livro/

Livros sobre o sistema socioeducativo enviados pela coordenação de Saúde do DEGASE- Departamento Geral de Ações Socioeducativas e que podem se acessados pelo link : http://www.degase.rj.gov.br/publicacoes_degase.asp