3 de dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, Notícias, POLÍTICAS PÚBLICAS   Postado em: 02/12/2010 às 10:07

A 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da ONU, realizada em 14 de outubro de 1992, adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data escolhida coincide com o dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembléia Geral da ONU, em 1982.

A data comemorativa tem como objetivo promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade.

A ONU calcula que no mundo existam cerca de 600 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. E é dever de todos conquistar oportunidades iguais para as pessoas portadoras de deficiência, garantir que possam participar plenamente da vida da comunidade, assegurar que tenham voz em programas e políticas que afetem suas vidas e eliminar a violação de direitos humanos.

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) lembra que o estado ainda tem muito a fazer no que diz respeito à reabilitação, acessibilidade, educação, emprego, informação e participação sobre programas e políticas que os afetam.