20 ANOS DO SATEPSI: EM COMEMORAÇÃO CRP-RJ REALIZA SEMINÁRIO EM UNIVERSIDADE

Categoria(s):  DESTAQUE DA SEMANA, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 16/11/2023 às 16:53

No dia 09 de novembro, o Conselho Regional de Psicologia – CRP-RJ realizou um seminário em comemoração aos 20 anos do SATEPSI – Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos.

O evento foi realizado no auditório da Universidade Veiga de Almeida.

 

Mesa institucional

Contou com a participação de Maíra Andrade (CRP 05/32352), psicóloga, docente, conselheira e coordenadora da Comissão Especial de Avaliação Psicológica, Comissão de Orientação e Ética e do Núcleo de Psicologia e Tráfego do CRP-RJ e responsável técnica do Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano (NIDH) e Céu Cavalcanti (CRP 05/57816), psicóloga, presidenta do CRP-RJ, mestre em psicologia (UFPE), doutoranda em psicologia (UFRJ), integrante da diretoria nacional da ABRAPSO, do Conselho Consultivo da ABETH e da articulação de psicólogas/os/ues Trans. Sobre a realização do seminário, Céu afirmou que “poder celebrar 20 anos do SATEPSI é algo muito importante e necessário para nós. Esse momento nos convoca a refletir e aperfeiçoar nosso conhecimento no campo da ciência dessa ferramenta tão importante para a sociedade”.

 

Mesa de abertura

Realizada por Filipe Degani (CRP 05/46254), psicólogo, professor, conselheiro e coordenador da Comissão de História e Memória do CRP-RJ, presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP), de Fernanda Severo (CRP 05/34538), psicóloga, pós graduada em Neuropsicologia e Reabilitação e em Avaliação Psicológica, responsável técnica e gerente comercial da Mago Psico Testes, colaboradora da Comissão Especial de Avaliação Psicológica do CRP-RJ, de Marcelo Abreu (CRP 05/55934), psicólogo, professor, clínico TCC, terapeuta cognitivo sexual, colaborador da Comissão Especial de Avaliação Psicológica: no eixo Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual; no controle social e na Comissão de Instrução do CRP-RJ, membro do CELGBTI+/RJ e também com a participação por vídeo de Evandro Peixoto (CRP 06/101576), representante do Conselho Federal de Psicologia – CFP.

 

Evandro Peixoto relatou o quanto o SATEPSI e o CCAP geraram grandes contribuições para a psicologia no Brasil, influenciando a formação de profissionais, transformando a psicologia de maneira ética e técnica no simpósio brasileiro.

 

Na mesa de abertura, os convidados abordaram a história da psicologia, do SATEPSI e da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP.

 

Sobre a importância do CCAP Marcelo Abreu pontuou “É relevante entender que no Brasil nós temos uma comissão que zela para que de fato a avaliação psicológica seja levada a sério e aplicada com toda a competência que requer”

 

Ao final da mesa Filipe Degani pautou que a criação dos testes foi o principal veículo do início da psicologia como profissão no Brasil e afirmou a importância do enfrentamento de desafios para continuar garantindo que a avaliação psicológica continue sendo aplicada de maneira ética.

 

Mesa de Debates I “A Evolução dos Testes Psicológicos” 

A mesa contou com a participação de Ana Paula Santos (CRP 05/53715), neuropsicóloga, pós-graduada em TCC e em Transtornos do Espectro do Autismo, escritora, colaboradora na Comissão Especial de Avaliação Psicológica do CRP-RJ, de Luis Anunciação (CRP 05/37969), doutor em psicometria, professor, perito do Estado do Rio de Janeiro em Neuropsicologia, responsável técnico da Valor do Conhecimento e sócio da Editora Nila Press, onde coordena o Departamento de Pesquisa, a mesa contou novamente com a presença de Fernanda Severo e Maíra Andrade, coordenadora da Comissão Especial de Avaliação Psicológica e com a participação por vídeo de Katya de Oliveira (CRP 06/64532), presidenta do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica – IBAP.

 

Em sua fala Katya pontuou sobre a importância do SATEPSI. “Hoje com segurança podemos afirmar que o SATEPSI foi um divisor de águas para a avaliação psicológica, não é à toa que é o 5º melhor sistema de avaliação do mundo. É com muita alegria que parabenizo a criação desse evento comemorativo para conversarmos sobre a importância desses 20 anos de história e é importante saber que o CRP-RJ também compartilha desse olhar.”

 

Os convidados discutiram ações necessárias para a contínua evolução dos testes psicológicos e reafirmaram o valor dos testes para o bem estar social e para a divulgação da psicologia na sociedade, com foco na ciência e na ética.

 

Em seguida, prestaram uma homenagem a Glauco Bardella, apresentando um vídeo contando um pouco da história do jovem visionário que há 57 anos identificou a necessidade de adaptação dos testes psicológicos à realidade brasileira, se tornando uma grande personalidade que ajudou a escrever a história da psicologia no país.

 

Mesa de Debates II – “A atuação dos CRPs na Trajetória da Avaliação Psicológica”

Participaram dessa mesa Pedro Viana (CRP 05/30073), psicólogo e neuropsicólogo clínico, doutor em psicologia e especialista em Avaliação Neuropsicológica, professor da Universidade Salgado de Oliveira e da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro, de Elza Lobosque (CRP 04/14443), mestre em Avaliação Psicológica, especialista em Psicologia do Tráfego, coordenadora da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica e da Comissão de Análise para Concessão do Título de Especialista, docente, avaliadora psicológica pela Polícia Federal, consultora de RH, membro da Comissão Científica do CONAP, de Amanda Inácio (CRP 06/196919), psicóloga, doutora, mestre em educação e especialista em Clínica Psicanalítica, membro do GT Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em psicologia (ANPEPP) e Maíra Andrade.

 

Elza Lobosque expôs o início da criação do GT (Grupo de Trabalho) de Avaliação Psicológica da Região Sudeste. E pontuou as ações que têm sido desenvolvidas pelo GT ao longo de 10 anos, com o objetivo de propor diretrizes, promover discussões, criar normas e resoluções concernentes à temática da avaliação psicológica.

 

Em seguida, Amanda Inácio citou as ações e planejamento estratégico realizados pela Comissão Temática da Avaliação Psicológica do CRP na região do Paraná, como o estudo das resoluções, a elaboração de material científico, o levantamento de profissionais da área e o planejamento de eventos.

 

No final do evento, Maíra Andrade expôs a trajetória da Comissão Especial de Avaliação Psicológica do CRP-RJ, como os eventos realizados com a categoria, as ações internas e as que estão planejadas.

 

Sobre a importância das ações internas Maíra enfatizou “é importante que a comissão especial de avaliação psicológica esteja sempre presente com outras comissões, pois sempre há questões que atravessam o nosso fazer dentro da psicologia e podemos pensar juntos algumas estratégias, estamos ao longo dessa gestão fazendo o caminho de aproximação com outras comissões.”

 

Os convidados agradeceram a presença de todos, os ouvintes também participaram com comentários e perguntas realizadas aos membros das mesas.

 

O evento foi transmitido via YouTube. Para acessar clique aqui

 

WhatsApp Image 2023-11-16 at 1.06.46 PM (4) WhatsApp Image 2023-11-16 at 1.06.47 PM (2) WhatsApp Image 2023-11-16 at 1.06.51 PM (2)