18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial

Categoria(s):  Luta Antimanicomial, NOTAS, Notícias, SAÚDE   Postado em: 15/05/2018 às 10:10

No mês de maio, celebra-se, historicamente, o Dia da Luta Antimanicomial no Brasil. E como há história para contar, construída e por construir nesse âmbito no país! O dia 18 de maio foi escolhido durante um congresso de trabalhadores de Saúde Mental em 1987, na cidade de Bauru (SP), para marcar simbolicamente a luta e as conquistas no campo da Saúde Mental no Brasil. Foi adotado, então, o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, que se tornou um grande norteador dos movimentos de luta.

No contexto atual, de ataque à democracia, de alinhamento governamental a práticas claramente neoliberais e de retrocessos nas políticas públicas – que não excluiria, é claro, um ataque à política pública de Saúde Mental, a qual há muito já havia sido tomada como campo possível de lucro por setores corporativistas, a partir do sofrimento psíquico –, torna-se fundamental o posicionamento ético de profissionais e conselhos de categorias em favor da democracia, da Reforma Psiquiátrica e contra as diversas formas de manicômio.

É nesse contexto que convocamos profissionais e acadêmicos da Psicologia a tomarem parte nas mobilizações deste Conselho no mês de maio.

Ressaltamos também a importância de se compor o tradicional ato do dia 18 de maio, organizado pelo Núcleo de Luta Antimanicomial/RJ, que se realizará este ano no Largo da Carioca, a partir das 13h, e com cortejo até a Cinelândia.

“Por uma sociedade sem manicômios”. Sempre.

Veja também: Comissão de Saúde organizará eventos na sede do CRP-RJ em comemoração à data

lua_anti