No dia 01 de julho de 2024, a equipe do Rio de Janeiro do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) promoveu um grupo de trabalho virtual para discutir o texto preliminar da futura publicação “Referências Técnicas para a atuação de psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua”, que esteve disponível para contribuições da categoria do dia 05 até o dia 19 de julho.
Como tradicionalmente ocorre, o CREPOP convidou algumas pessoas especialistas no assunto para participar do encontro, que contou com a presença de Vanessa Brito (CRP 05/28830), Julia Nasser (CRP 05/33796) e Marcelo Pedra (CRP 01/18990), além dos representantes da equipe interna Isabel Scrivano (CRP 05/26162), coordenadora do CREPOP-RJ, e Daniel Arruda (CRP 24/02706), assessor técnico.
Nesta consulta pública, o Conselho Federal de Psicologia orientou as equipes regionais para que buscassem construir suas respostas não apenas com profissionais psicólogas(os), mas incluindo as pessoas usuárias da política em questão, no intuito de compreender os sentidos da Psicologia nesse campo e ampliar as possibilidades de participação na etapa de análise textual que precede a última revisão da comissão ad-hoc antes da publicação do texto.
Desse modo, no dia 23 de julho, foi realizada uma segunda reunião virtual, dessa vez com Daniel Arruda e Vânia Rosa, ex-pessoa em situação de rua, beneficiada pelas políticas públicas, defensora dos direitos humanos da população em situação de rua, idealizadora e presidenta do projeto Juntando os Cacos com Arte (JUCA) e idealizadora do Coletivo Rua Solidária RJ. Ela falou sobre sua trajetória de 14 anos na rua e a importância das políticas públicas para o que define como “retorno a uma vida digna”. Em sua fala, também destacou a necessidade do atendimento psicológico para a promoção da saúde e alertou sobre os cuidados necessários no suporte à população em situação de rua, que vive um contexto de extrema vulnerabilidade. Segundo Vânia, é preciso “olhar com o coração antes do diploma; é preciso cuidar na forma de abordagem, sem preconceito e sem estigma”.
O debate e as reflexões levantadas nas duas reuniões foram encaminhados ao CFP, como participação do estado do Rio de Janeiro, para contribuir na elaboração de mais uma referência técnica que, em breve, estará disponível à toda categoria profissional e demais pessoas interessadas.
#DescriçãoDaImagem: card com fundo amarelo, contendo a figura Psipop, o logo do CRP-RJ 50 anos e o texto do título da legenda no fundo branco.