A Comissão Especial de Estudantes Núcleo Região Serrana, com apoio da Comissão Gestora Serrana do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ, promoveu no dia 10 de março, o CINEPSI com o tema Violência de Estado, em Petrópolis, no prédio histórico da CEFET.
O evento que marcou a volta dos CINEPSISs de forma presencial na cidade, ocorreu como desdobramento do Seminário Psicologia e Violência de Estado, que ocorreu na capital, no início do mês.
O encontro foi apresentado pela psicóloga e conselheira do CRP-RJ, Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157) e teve como proponente a psicóloga Francyne dos Santos Andrade (CRP 05/55825), também conselheira do XVII Plenário e mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Rio de Janeiro – UERJ.
O documentário escolhido foi uma produção realizada pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, “Intervenção na cidade, militarização do medo”, em que são discutidas as consequências psicossociais da intervenção militar, dita federal, na cidade do Rio de Janeiro em 2018. Durante o filme, psicólogas e psicólogos também discutem subjetividades, racismo, violência de estado e políticas públicas.
Após a exibição do documentário, Francyne Andrade trouxe pontos importantes para além do que foi visto, reflexões e dados científicos sobre a violência do estado. A psicóloga teceu paralelos entre o documentário e a realidade da cidade de Petrópolis.
O evento incentivou o olhar para o social e o pensamento crítico, tão necessários para os estudantes e profissionais da Psicologia, assim como o reafirmou o compromisso da profissão com os direitos humanos, como estabelece o Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Por fim, o encontro presencial proporcionou participação ativa dos estudantes de Psicologia, que expuseram opiniões, compartilhando saberes sobre a cidade, o que enriqueceu o debate.
Autoria: Bruna Menezes A. Peixoto – estudante do 9° período do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE)