XVI Plenário do CRP-RJ toma posse para gestão 2019-2022

Categoria(s):  ELEIÇÕES, Notícias   Postado em: 24/09/2019 às 14:37
IMG_0412

Nova gestão toma posse no CRP-RJ para o triênio 2019-2022

Em solenidade realizada no sábado, 21 de setembro, na sede do CRP-RJ, no Centro do Rio de Janeiro, tomou posse o XVI Plenário, que estará à frente da gestão do CRP-RJ até 2022. A cerimônia contou com a presença de representantes de diversas entidades, conselhos profissionais, universidades, sindicatos, instituições ligadas à Psicologia e parlamentares, que lotaram o auditório da sede do CRP-RJ para prestigiar os membros eleitos do novo plenário.

A então conselheira-presidente do CRP-RJ, Marilia Alvares Lessa (CRP 05/1773), iniciou a cerimônia chamando atenção para o recrudescimento da política de criminalização e extermínio da população periférica no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, e fez menção à memória da menina Ágatha Félix. “Antes de tudo, precisamos falar sobre Ágatha. Menina de 8 anos, negra, moradora do Complexo do Alemão. Morta pela política de segurança pública implantada por esse governo. O genocídio da população negra é um problema crucial em um país que acha que pode nos matar de várias e diferentes formas”, criticou, emocionada, Marilia Lessa.

IMG_0233

Marilia Lessa, presidente do CRP-RJ durante o XV Plenário

“Do ano passado para cá, vivemos momentos difíceis. Muitas ameaças e retrocessos e perdas de direitos. E a Psicologia, que tem estado junto das forças progressistas, também vem sofrendo com esses ataques”, acrescentou a psicóloga. “Em tempos sombrios, precisamos reafirmar uma posição de resistência, combatendo as ameaças de retrocessos que pairam sobre nossa categoria, consolidando as nossas conquistas, enfrentando o conservadorismo e reafirmando uma Psicologia laica, libertária e científica na defesa de políticas públicas universais e inclusivas, comprometida com a ética e a defesa intransigente e inegociável dos Direitos Humanos”, defendeu.

Após convidar as (os) conselheiras (os) eleitas (os) para assinarem seus termos de posse, Marilia Lessa passou a palavra para Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077), novo conselheiro-presidente do CRP-RJ, que, por sua vez, destacou a importância estratégica do resultado das eleições deste ano para os Conselhos de Psicologia.

“Nossa posse ocorre num cenário de eleições para o Sistema Conselhos de Psicologia, onde elegemos 24 Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Psicologia. Eleições essas disseram não ao fundamentalismo, seja ele científico ou religioso, das nossas entidades nos próximos três anos. Eleições nas quais construímos uma frente em defesa da Psicologia brasileira. Essas foram as eleições de um coletivo, da construção de uma unidade política sem apagar nossas diferenças”, afirmou.

IMG_0215

Rogério Gianinni (à esq.) prestigiou a posse da nova gestão; ao lado, Pedro Paulo Bicalho, conselheiro-presidente do CRP-RJ

“As respostas dadas às urnas pela categoria produziram, sem dúvidas, ressonâncias fora da Psicologia. Nossas eleições inscreveram  um horizonte estratégico, no qual sinaliza que dias melhores virão”, defendeu o novo presidente do CRP-RJ.

Rogério Gianinni, conselheiro-presidente do Conselho Federal de Psicologia, também presente na solenidade, parabenizou o plenário eleito e colocou-se à disposição para contribuir com a nova gestão. “É muito bacana a Psicologia continuar se reinventando e conseguindo ter essa vitória não apenas sobre o fundamentalismo religioso e científico, mas também sobre certas visões ingênuas e oportunistas de uma meritocracia que não considera as relações sociais e históricas”, criticou o presidente do CFP.

IMG_0420

Nova diretoria será composta por Júlia Nasser, Pedro Bicalho, Mônica Sampaio e Achiles Miranda

NOVA DIRETORIA-EXECUTIVA

Em seguida, foi anunciada a composição da nova diretoria-executiva do CRP-RJ, que será integrada por Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, como presidente, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), como vice-presidente, Achiles Miranda Dias (CRP 05/27415), como tesoureiro, e Júlia Horta Nasser (CRP 05/33796), como secretária.

O XVI Plenário é composto por 30 psicólogas (os), 15 delas (es) conselheiras (os) efetivas (os) e as (os) demais, suplentes. Para conhecer os membros do novo plenário, clique aqui.

SOBRE AS ELEIÇÕES

Com 62,1% dos votos válidos, a Chapa nº 11 – “Ética e Democracia em Defesa da Psicologia” foi a grande vencedora das eleições para o CRP-RJ. Ao todo, 12.086 psicólogas (os) do estado do Rio votaram nas eleições. Desse total, 684 foram votos nulos e outros 211 em branco.

As eleições 2019 para o Sistema Conselhos de Psicologia aconteceram entre 23 e 27 de agosto na modalidade on-line, isto é, as (os) profissionais votaram de casa, do celular, do trabalho ou de qualquer local com acesso à internet.