XIV Plenário toma posse no CRP-RJ para o triênio 2013/2016

Categoria(s):  ELEIÇÕES, Notícias   Postado em: 04/10/2013 às 15:45

Em cerimônia solene realizada no dia 27 de setembro, na sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, tomou posse o XIV Plenário para a gestão 2013-2016.

A solenidade de posse contou com a presença de representantes de diversas associações, universidades e instituições ligadas à Psicologia, que foram prestar homenagem aos membros eleitos do XIV Plenário.

Dando início à cerimônia, a então presidente do CRP-RJ, Vivian de Almeida Fraga (CRP 05/30376), fez um breve balanço da gestão do XIII Plenário (2010/2013) à frente do CRP-RJ. “Nesses últimos três anos, tivemos muitas experiências e brigas políticas afirmando práticas de combate ao que é hegemônico”.

Vivian desejou também sorte ao XIV Plenário. “Estar à frente do CRP-RJ por três gestões seguidas é uma questão com a qual o plenário tem que se haver a todo o momento. O campo político Ética e Compromisso Social, em sua quarta gestão, tem muitos deveres de casa a fazer. É com esse espírito que devemos sempre pensar nossas experiências e pensar que é essa história que nos fortalece”.

O psicólogo Edgard Felberg (CRP 05/34038), membro da Comissão Regional Eleitoral (CRE), fez uma breve fala a respeito dos trabalhos da CRE na condução do processo eleitoral no estado do Rio de Janeiro.

“Esse ano, tivemos um processo eleitoral inovador, com grande parte dos psicólogos do estado votando pela primeira vez pela internet. Isso, obviamente, abarcou novas dificuldades e apontou novos desafios. Esperamos agora que o próximo processo eleitoral seja amplificado e principalmente mais acolhedor para toda a categoria”, afirmou.

Em seguida, os conselheiros eleitos foram convocados a assinar o termo de posse e depois foi anunciada a composição da nova diretoria executiva do CRP-RJ, que terá José Novaes (CRP 05/980) como conselheiro-presidente, Marília Álvares Lessa (CRP 05/1773) como conselheira vice-presidente, Alexandre Trzan Ávila (CRP 05/35809) como conselheiro-tesoureiro e Rodrigo Acioli Moura (CRP 05/33761) como conselheiro-secretário.

Homenagens e agradecimentos

O novo presidente do CRP-RJ, então, tomou a palavra e prestou alguns agradecimentos. “Quero agradecer a Comissão Regional Eleitoral por ter conduzido todo esse processo, que foi bastante complexo e difícil. Agradeço também aos conselheiros do XIII Plenário, que têm o seu mandato encerrado agora”.

Novaes reafirmou ainda os princípios que nortearão o trabalho do XIV Plenário. “Vamos falar agora do futuro. Nós temos uma grande agenda de trabalho e precisaremos estabelecer as nossas prioridades. Gostaria de enfatizar que vamos continuar respeitando certos princípios básicos, com os quais, inclusive, nos apresentamos desde 2004, quando assumimos o XI Plenário”.

“Esses princípios éticos e técnicos serão usados no relacionamento com as psicólogas e os psicólogos do estado, com outros conselhos profissionais, com outros órgãos públicos com os quais temos necessariamente de trabalhar juntos e principalmente na relação com os usuários dos nossos serviços e a sociedade em geral. Alguns destes princípios são: a ética, o compromisso social, o respeito e a defesa dos Direitos Humanos e também o respeito à diferença e à diversidade que atravessam o ser humano”, acrescentou.

Em um momento emocionante da cerimônia, Novaes fez menção à memória da psicóloga, ativista dos Direitos Humanos e membro da Comissão Gestora do CRP-RJ (março de 2003 / setembro de 2004), Margarete de Paiva Simões Ferreira, que faleceu em dezembro de 2006, vítima de câncer.

“Quero lembrar agora a Margarete, uma batalhadora da Psicologia do Rio de Janeiro que, lá nos idos de 2004, quando nos preparávamos para disputar o pleito eleitoral pela primeira vez, disse que gostaria de vencer a oposição pelo voto. Somente nesse ano seu desejo finalmente se realizou. Então, Margarete, batalhadora, você venceu mais uma batalha”, disse.

Representando o Conselho Federal de Psicologia, o Coordenador Nacional de Direitos Humanos, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077), cumprimentou o plenário eleito e relembrou o período em que foi conselheiro do CRP-RJ (2004-2010).

“Exatamente hoje faz nove anos que o XI Plenário tomava posse nesse mesmo auditório. Há exatos nove anos, a história da Psicologia do Rio de Janeiro começou a ser reescrita. Eu tive a grata satisfação de participar das duas primeiras gestões do campo Ética e Compromisso Social e, junto com Novaes e Marília, que hoje tomam posse, compusemos a diretoria executiva. Naquele período, tínhamos a impressão de que o Rio de Janeiro fazia a diferença no cenário nacional e acreditávamos que o Rio protagonizava uma série de lutas. E foi muito importante para mim estar no CFP nos últimos três anos e ter a certeza de que o Rio faz a diferença”, declarou.

Por fim, Lurdes Perez Oberg (CRP 05/9170), coordenadora do Departamento de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida e membro do plenário eleito do CFP, faz a leitura de uma mensagem encaminhada pelo grupo ao XIV Plenário do CRP-RJ.

“Nós, como membros eleitos para compor o XVI Plenário do CFP pelo período de três anos, saudamos este momento tão especial para a gestão do XIV Plenário do CRP-RJ. Como gestores públicos, caber-nos-á cumprir e fazer cumprir e legislação pertinente com firmeza de princípios e transparência das decisões políticas, administrativas e financeiras do CFP”, afirmou.

Lurdes lembrou também a importância do papel dos Conselhos Regionais de Psicologia. “Temos clareza de que os Conselhos Regionais têm um papel essencial como interlocutores e representantes diretos dos psicólogos inscritos e parceiros nos processos decisórios da Autarquia. A ação conjunta entre o CFP, os Conselhos Regionais e a categoria profissional é a ferramenta de que dispomos para agregar esses profissionais”.