XII Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos será em agosto

Categoria(s):  DIA DO PSICÓLOGO, DIREITOS HUMANOS, Notícias, SEMINÁRIO   Postado em: 15/07/2019 às 15:32

cartaz_aprovadoA 12ª edição do Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos, acontecerá no dia 9 de agosto (6ª feira), das 8h às 19h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã.

Com tema “Violências, Direitos Humanos e Interseccionalidades”, o evento é gratuito e aberto à participação de psicólogas (os), estudantes e demais interessados. As inscrições estão encerradas e, devido a grande procura e a lotação do auditório, serão selecionadas as primeiras inscrições. Entretanto, quem não conseguir participar presencialmente poderá assistir a transmissão online ao vivo, pela página do CRP-RJ no Facebook.

O debate acontecerá no auditório 93, 9º Andar, da UERJ, localizada na Rua São Francisco Xavier, nº 524 – Maracanã, Rio de Janeiro (próximo à estação de trem e metrô do Maracanã). Participe!

Abaixo, a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/08, 9 andar, auditório 93​
     ​
 08:30 – 09:00:  Credenciamento  ​

 09:00 – 09:30 Mesa Institucional:

Marília Alvares Lessa (psicóloga e presidente do CRP-RJ)

Maria Helena R. Navas Zamora – Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. É professora da graduação em Psicologia da PUC-Rio desde 2000 e da Pós-Graduação a partir de 2012. Em 2011 passa a ser pesquisadora convidada da linha de pesquisa “Acolhimento e inclusão de jovens em risco” do IPCDHS/FCT, Univ. de Coimbra e consultora do Laboratório de Intervenção Comunidade (LInC). Professora integrante da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-PucRio.

09:30 – 11:30: 1° Mesa “Desafios da Saúde Mental e Práticas de Cuidado​”

Palestrantes:

Abrahão de Oliveira Santos – Professor do Instituto de Psicologia (UFF), coordena o Kitembo (laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-Brasileira. Publicou “O enegrecimento da Psicologia: Indicações para a Formação Profissional” no Ciência e Profissão em 2019; e “Saúde Mental da população negra: uma perspectiva não institucional” na Revista da APBN em 2017.

Vanessa Andrade – Psicóloga; Ekedi do Terreiro Ile Omolu e Oxum; Coordenadora do Grupo Preto de Psicologia Imáràle e do Afrobetizar; Doutoranda em Psicologia Social (UFF); Professora Substituta de Psicologia da Educação UFRJ/ IFRJ.

Lívia Marques – Psicóloga Clínica e Organizacional com MBA em gestão de pessoas. Especializanda em Terapia Cognitiva Comportamental. Escritora e Palestrante. Professora Universitária.

Mediador: José Henrique Lobato – Psicólogo clínico, professor de Psicologia na Universidade Santa Úrsula. Doutor em Psicologia Social (UERJ). Membro da Comissão de Direitos Humanos pelo Eixo de Laicidade e representante do CRP/RJ no Conselho Federal de Psicologia nessa discussão

 11:30h- 12:30: Almoço​
 12:30 – 14:30: 2° Mesa “Relações Raciais, Gênero, e Interseccionalidades”​

Palestrantes:

Flávia Maria Cavallo – Psicóloga Educacional efetiva da Prefeitura Municipal de Paraty. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC-Rio. Membra fundadora do Coletivo Feminista M.A.R.

Bruna Gabriela Monte – Psicóloga formada pela UFPE, mestra em psicologia pela UFF, mulher preta, periférica, antirracista e Antimanicomial.

Ayana Sisi – Psicóloga formada pelo Centro Universitário Celso Lisboa com Qualificação Profissional em Saúde Mental (EPSJV/FIOCRUZ). Mestranda em Psicologia (PPGP/UFF). Integrante do Grupo Preto de Psicologia Ìmárale. Já atuou em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Programa de Mães Adolescentes (PMA) e Consultório na Rua (CnaR).

Mediadora: Claudia Ferreira Pinto da Silva – Psicóloga, membro do eixo de Relações Raciais do CRP/RJ; membro da ANPSINESP. Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ).

14:30 – 14:45: Intervalo
14:45 – 16:45: 3° Mesa “Mulheres e Juventude Encarcerada”

Palestrantes:

Marco Aurélio Rezende – Psicólogo pela UERJ, doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), mestre me Saúde Coletiva (IMS/UERJ), especialista em Ensino da Saúde (IMS/UERJ) e em Saúde do Trabalhador (ENSP/FIORUZ). Assessor em Psicologia na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e psicólogo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE).

Tania Kolker – Psicanalista e analista institucional; terapeuta do Núcleo de Atenção Psicossocial a Afetados pela Violência de Estado (Napave); pesquisadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos da UFF; coordenadora do Projeto Clínicas do Testemunho no RJ (2016-2017); membro do Grupo Multidisciplinar de Peritos Independentes para a Prevenção da Tortura e Violência Institucional da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, de 2009 a 2011. Membro do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (de 2010 a 2013). Autora do Manual “Saúde e Direitos Humanos nas Prisões” e de diversos artigos sobre atenção aos afetados pela violência de Estado; tortura nas prisões; o papel dos profissionais de saúde e dos mecanismos de monitoramento na prevenção à tortura nos espaços de confinamento; entre outros.

Bruna Mozer – Egressa do sistema penitenciário; membro da Rede de Movimentos e Comunidades contra a Violência.

Mediadora: Vilma Diuana de Castro – doutora em Ciências da Saúde pelo PPGBIOS/IMS/ UERJ, defendeu tese sobre Mulheres, Gênero e Encarceramento. Integra o Grupo de Pesquisa Saúde nas Prisões, da FIOCRUZ, tendo pulicado artigos sobre o papel dos guardas no acesso dos presos a saúde, estratégias para atenção à saúde de pessoas com TB nas prisões e aspetos psicossociais da maternidade na prisão. Trabalhou como psicóloga da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro por cerca de trinta anos. Professora de Psicologia do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro, ISERJ/FAETEC.

 16:45h- 17:00: Intervalo
17:00 – 18:00: Lançamento do Livro:  O Trabalho da Psicologia na Socioeducação no Estado do Rio de Janeiro- Autores e Convidados.

18:00 – 19:00: Lançamento do Livro: Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs – Autores e Convidados.