Vote com o ECA: participe das eleições deste domingo para os Conselhos Tutelares

Categoria(s):  JUSTIÇA, Notícias   Postado em: 04/10/2019 às 17:00

voto_conselho_tutelar_post (1)O CRP-RJ convoca todas (os) as (os) psicólogas (os) a votarem, no próximo domingo, 6 de outubro, das 9h às 17h, nas eleições para os Conselhos Tutelares, que ocorrerão simultaneamente em todo o país.

Para votar, basta levar seu título de eleitor e um documento de identidade com foto. A relação dos candidatos concorrentes da sua região e o local de votação (que é de acordo com sua zona e seção eleitoral) estão disponíveis no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) da sua cidade.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelos direitos fundamentais de crianças e adolescentes de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O voto não é obrigatório, mas a mobilização do maior número de psicólogas (os) é fundamental na escolha consciente de conselheiros tutelares, especialmente no momento atual, marcado pela fragilização das políticas públicas e dos direitos sociais, o que agrava o quadro de vulnerabilização das parcelas já minorizadas da população.

Nesse sentido, o papel da (o) conselheira (o) tutelar é fundamental na defesa e promoção dos direitos das nossas crianças e adolescentes de modo a torná-los protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e menos violenta.

Vote consciente! Vote com o ECA! Participe das eleições!