Seminário sobre equidade e contra ideologia de gênero em Macaé

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, IDENTIDADE TRANS, Notícias, SUBSEDE CAMPOS   Postado em: 06/04/2017 às 15:01

capaO CRP-RJ informa a realização do 2º Seminário sobre Violências ”A Prevenção da Violência ” com o tema “Equidade de Gênero e contra Ideologia de Gênero ”, que ocorreu no dia 29 de março de 2017 na Cidade Universitária em Macaé.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Macaé, através das parcerias do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher com o apoio do Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Universidade Federal Fluminense Rio das Ostras e Universidade Estácio de Sá.

O que motivou a organização do Seminário foi a constatação, através dos dados, que o maior autor de violência contra a mulher são seus parceiros íntimos, e que quando a violência é notificada pelas unidades de atendimento, na maioria dos casos há reincidência. Os agravos em saúde provocados por estas situações são severos, devido à convivência com o autor da violência.

participantes na mesaA certeza de que precisamos fazer algo para transformar esta realidade, norteou-a escolha dos temas que foram debatidos no evento e o lançamento da Campanha: Desconstruindo a Ideologia de Gênero. Esperamos que este evento seja apenas o início de uma série de encontros para que possamos refletir, propor e criar estratégias que venham a contribuir para a redução destes indicadores, bem como difundir maciçamente a campanha que tem como objetivo sensibilizar a população para o adoecimento produzido por relações violentas, em sua maioria oriundas desta ideologia.

A psicóloga e ponto focal do CRP-RJ em Macaé, Maria Lusia Sarubi de Mello, agradece em conjunto com os apoiadores ao suporte e colaboração de todos.