Reuniões preparatórias sobre revisão das Diretrizes Curriculares da Psicologia acontecem na sede do CRP-RJ

Categoria(s):  ESTUDANTES, Notícias   Postado em: 08/02/2018 às 16:29

IMG_3650Com o título “Formar para qual Psicologia?”, os eventos integram o calendário do “Ano da Formação”, eleito pelo CFP, ABEP e FENAPSI para debater a formação em Psicologia e propor mudanças nas DCNs. As propostas construídas pelas (os) participantes serão encaminhadas para votação nos Encontros Regionais, que acontecerão entre março e abril deste ano como etapa anterior ao Encontro Nacional, que acontecerá em maio em Brasília.

Os debates foram conduzidos pelas conselheiras do CRP-RJ e integrantes do núcleo ABEP-RJ Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), Paula Land Curi (CRP 05/20409), sob a coordenação da psicóloga Rita Louzada (CRP 05/11838).

No primeiro encontro, os participantes foram chamados a pensar como avaliavam as atuais DCNs em seus cursos, além de debater também como lidam com a pluralidade teórico-metodológica da Psicologia e a diversidade de demandas endereçadas às (aos) psicólogas (os) na atualidade.

IMG_3671Em seguida, foram divididos em pequenos grupos para debater e construir propostas. A possibilidade de criar propostas individualmente também foi garantida. Ao todo foram criadas 20 proposições sobre temas variados, tais como estágio, ensino à distância (EAD), licenciatura, concepção geral da formação, pesquisa (incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC) e extensão.

No segundo encontro, essas propostas foram debatidas e sistematizadas em dez proposições a serem encaminhadas para análise no encontro regional, que acontecerá em abril em São Paulo. Também foi definido que aconteçam mais dois encontros preparatórios pelo estado do Rio, um em Niterói e outro em Campos dos Goytacazes.

Ambos os debates tiveram transmissão ao vivo e on-line pelo canal do CRP-RJ no Youtube.

Assista abaixo ao vídeo do primeiro debate:

 

Assista abaixo ao vídeo do segundo debate: