Psicólogos escolhem Comissão Regional Eleitoral em assembleia

Categoria(s):  ELEIÇÕES, Notícias   Postado em: 03/02/2010 às 12:33

O CRP-RJ realizou, no dia 29 de janeiro, uma Assembleia Extraordinária para que a categoria pudesse escolher a Comissão Regional Eleitoral (CRE), que ficará encarregada de conduzir as eleições do Conselho. A CRE é composta por seis psicólogos regularmente inscritos no CRP-RJ – três efetivos e três suplentes. Quaisquer psicólogos habilitados poderiam se candidatar, sendo seis escolhidos pela plenária da assembleia.

A Assembleia teve sua primeira convocação às 18h30, mas, como não havia o quorum necessário (metade dos psicólogos ativos mais um), ela se iniciou às 19h, na segunda convocação.

“Essa assembleia tem como objetivo abrir o ano eleitoral do Rio de Janeiro, com a escolha da Comissão Regional Eleitoral”, afirmou a conselheira-presidente do CRP-RJ, Lygia Ayres, dando início ao evento.

O conselheiro presidente da Comissão de Orientação e Ética, José Novaes, explicou o processo eleitoral. “As eleições ocorrem em todos os conselhos regionais no dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo”, disse. Nessa data, a categoria também é consultada sobre a chapa que deseja ver à frente do Conselho Federal, apesar de a lei instituir que a eleição para o CFP é indireta. “Segundo a legislação, o plenário do CFP é escolhido em uma assembleia com representantes de todos os conselhos regionais. Mas, há muito tempo, é feita a consulta à categoria e a assembleia apenas referende essa escolha”.

Novaes destacou também alguns pontos do trabalho da CRE. “A comissão deve ter uma posição isenta, equidistante das chapas que se candidatarem. E o CRP deve fornecer a estrutura material e a assessoria jurídica que a CRE necessitar”, afirmou.

Após a explicação, foi aberto espaço para que os psicólogos candidatos à CRE se apresentassem.  Apenas seis profissionais se candidataram, sendo aprovados pela plenária por unanimidade. Os psicólogos que comporão a CRE serão:

  • Bruno Costa Larrubia – CRP 05/38674
  • Maria Cristina D’Almeida Marques – CRP 05/22029
  • Patricia Campagnoli Barbosa – CRP 05/35067
  • Suzana Santos Libardi – CRP 05/38367
  • Tânia Stein Cynamon – CRP 05/19620
  • Tiago Régis de Lima – CRP 05/37479

Em breve, a CRE abrirá as inscrições para chapas candidatas às eleições. Acompanhe o site do CRP-RJ para mais informações.