PSICOLOGIA NA EXECUÇÃO PENAL: REUNIÃO INICIA A ORGANIZAÇÃO DE SEMINÁRIO NACIONAL

Categoria(s):  CORONAVÍRUS, JUSTIÇA, Notícias, POLÍTICAS PÚBLICAS, Últimas Notícias   Postado em: 13/10/2020 às 09:26

Inspirational Quote Notification Reminder Social Media PostO Seminário Nacional da Psicologia na Execução Penal, aprovado na reunião da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de dezembro de 2019, inicia sua organização com a primeira reunião realizada no dia 5 de outubro com representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de
Psicologia (CRPs). Ele é resultante do “Grupo de Trabalho sobre a Atuação da Psicologia no Âmbito do Sistema Prisional” da gestão 2016-2019 e estava previsto para acontecer no mês de setembro, de modo presencial, na cidade do Rio de Janeiro.
Diante do contexto de pandemia da Covid-19, o Seminário iniciará no formato digital: Webnário, no mês de dezembro de 2020.
Participaram da reunião, representando o CRP-RJ as psicólogas colaboradoras do Núcleo de Psicologia, Sistema Prisional e Segurança Pública (NSPSP) Márcia Badaró (CRP 05/2027), também integrante da Coordenação Colegiada deste Núcleo, e Graziela Sereno.
A decisão de manter o evento apenas adequando seu formato, se deve justamente à importância de refletir sobre o impacto da Covid-19 no Sistema Prisional, bem como em relação à saúde das pessoas presas e dos profissionais.
Neste sentido, o objetivo também é pensar no âmbito do Sistema Prisional sobre o trabalho da (o) psicóloga (o) de forma presencial e remota, os desafios enfrentados em ambos e as consequências percebidas em torno do planejamento e execução das políticas públicas de saúde para este contexto.
O evento será uma construção coletiva com os representantes dos CRPs ligados à temática e o NSPSP do CRP-RJ, contando com o apoio logístico do CFP.
Nesta primeira reunião ficou definido que o Seminário terá um caráter continuado, com o primeiro evento acontecendo na primeira semana de dezembro, focado na prática da (o) psicóloga (o) na execução penal no contexto da pandemia. Na continuidade, o segundo evento previsto para março de 2021, serão abordados outros
temas pertinentes à Psicologia na Execução Penal.
Também foi deliberada uma Comissão Organizadora – COMORG – com representantes de diversos CRPs que se voluntariaram espontaneamente para participar e contribuir nessa organização. Esta COMORG fará sua primeira reunião no dia 13 de outubro de 2020.