PSICOLOGIA E CARNAVAL: CRP-RJ PROMOVERÁ EVENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE

Categoria(s):  Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 07/02/2020 às 12:45

O Conselho Regional de Psicologia, por meio da Comissão Especial de Eventos, coordenada pela conselheira vice-presidente Mônica Sampaio (CRP 05/44523), realizará o evento “Psicologia, rua e saúde: carnaval pra quem?”, no dia 18 de fevereiro (terça), das 15h às 18h, na sede.

O objetivo do evento é ampliar a discussão sobre o potencial terapêutico que o Carnaval possui, no sentido da despatologização de sujeitos historicamente estigmatizados em função de sua condição psíquica. Por ser uma festa popular, de rua, irreverente, questionadora da realidade, o Carnaval se mostra um terreno propício para a intervenção da Psicologia em uma perspectiva de promoção de saúde.

Alguns blocos carnavalescos, por exemplo, buscam transformar o imaginário social a respeito da loucura tomando o carnaval por aliado. Essas iniciativas não apenas mostram a importância de atividades de arte e cultura no campo da saúde mental, mas também sinalizam que a rua deve ser tomada como espaço-tempo de intervenção por parte da Psicologia.

PROGRAMAÇÃO:

CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Palestrante:
Luiz Antônio Simas – Historiador e escritor, com diversos livros e artigos publicados sobre culturas de rua, samba, carnaval, entre outros temas. Vencedor de dois Prêmios Jabuti;

Debatedora: Fernanda Canavêz – Psicóloga, Colaboradora do CRP-RJ, professora do Instituto de Psicologia da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ.

APRESENTAÇÃO CULTURAL

MESA DE DEBATES
Palestrantes:
Richarlls Martins – Psicólogo, mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos (UFRJ) e doutorando em Saúde Coletiva pela Fiocruz. Professor do Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ;

Helena Theodoro – Doutora em Filosofia e pós-doutora em História Comparada.

ENCERRAMENTO
Palestrantes:
Integrantes do Bloco Carnavalesco “Tá Pirando, Pirado, Pirou!”

Serviço:
Evento: Psicologia, Rua e Saúde: Carnaval para quem?
Data: 18 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Sede do CRP RJ (auditório)
Endereço: Rua Teófilo Otoni, 93 – Centro

O evento é aberto a participação de todos, sujeito à lotação do espaço.
carnaval