Psicólogas (os) se reúnem para debate sobre “Psicologia Digital e Contemporaneidade”

Categoria(s):  Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 05/11/2018 às 16:18

IMG_5570No último dia 29 de outubro, o auditório da sede do CRP-RJ recebeu psicólogas (os) para debater a Resolução CFP nº 11/2018 – que fala sobre o atendimento on-line e entra em vigor a partir de 10 de novembro deste ano -, além de outros temas que relacionam a Psicologia ao mundo digital, tais como: dependência em jogos eletrônicos, crimes cibernéticos e fakenews. Conduziram o debate as conselheiras do CRP-RJ Roseli Goffman (CRP 05/2499) e Viviane Martins (CRP 05/32170) e a psicóloga Luciana Nunes (CRP 05/15513).

A psicóloga fiscal da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-RJ Helen Cristian de Vasconcelos Manhães (CRP 05/40664), também presente no encontro, falou sobre a nova resolução do CFP, que autoriza o atendimento psicológico por meio de tecnologias da informação e da comunicação. Segundo ela, a normativa traz “grandes mudanças” para a prática psicológica.

“O Conselho Federal de Psicologia está usando na resolução o termo ‘atendimento psicológico’ no lugar de ‘psicoterapia’. Optou-se por isso porque, como a psicoterapia não é uma prática exclusiva da Psicologia, preferiu-se como tal para deixar bem marcado o nosso lugar como psicólogos. Então, nesta resolução, onde vocês lerem ‘atendimento psicológico’, é sinônimo de ‘psicoterapia’”, pontuou.

A psicóloga fiscal também lembrou diretrizes importantes do Código de Ética da (o) Psicóloga (o) para nortear a prática psi por meio de tecnologias da informação e da comunicação. “Nosso Código de Ética diz que devemos avaliar ética, técnica e profissionalmente se temos condições de dar conta de determinada demanda. E, além disso, afirma que é responsabilidade do psicólogo prestar um serviço de qualidade independentemente do espaço de atuação” destacou.

IMG_5563A Resolução nº 011/2018 entra em vigor no dia 10 de novembro. Até o dia 9 de novembro, o CRP-RJ fará um comunicado à categoria sobre os procedimentos obrigatórios a serem adotados para que a (o) psicóloga (o) possa prestar o atendimento on-line. Fique de olho em nosso site e mídias sociais!    

Resultado da pesquisa on-line

No encontro, também, foi divulgado o resultado da pesquisa levantada pelo CRP-RJ, entre setembro e outubro deste ano, sobre o perfil das (os) profissionais e estudantes interessadas (os) pelas novas demandas da Psicologia Digital. Dos pouco mais de 700 participantes, a pesquisa contou com participação expressiva de estudantes de Psicologia, que corresponderam a 64% dos participantes do levantamento.

As psicólogas Luciana Nunes (CRP 05/15513) e Teresinha Anciães (CRP 05/5403), integrantes do Grupo de Trabalho Psicologia Digital e Contemporaneidade do CRP-RJ, destacaram alguns pontos sobre o levantamento, dentre eles, “a participação significativa do psicólogo clínico” e seu interesse nas áreas digitais.

Outro assunto relevante debatido no encontro foram os transtornos emocionais decorrentes da Dependência a Jogos Eletrônicos, refletindo o movimento internacional a partir do qual foi incluída no CID 11, publicado recentemente pela Organização Mundial da Saúde, como Transtorno de Dependência a Jogos Eletrônicos. Além disso, foi discutida a preocupação sobre um posicionamento ético da (o) psicóloga (o) no mundo digital fomentando a necessidade de desenvolver orientações e atualizações na atuação da Psicologia Digital.

Transmissão on-line

O debate foi transmitido ao vivo e on-line pelo canal do CRP-RJ no facebook. Para rever a íntegra do encontro, clique aqui.