Próximo evento do ciclo de debates sobre o trabalho da Psicologia na Socioeducação será em Campos dos Goytacazes

Categoria(s):  Notícias, SOCIOEDUCATIVO, SUBSEDE CAMPOS   Postado em: 08/06/2018 às 10:47

campos_face_degase (1)Atenção, psicólogas (os) da região Norte-Noroeste Fluminense! O próximo evento do ciclo de debates regionais sobre o trabalho da Psicologia na Socioeducação será no dia 21 de junho, das 9h às 17h, em Campos dos Goytacazes. Programe-se para participar!

Esse ciclo de eventos já percorreu a Ilha do Governador, no Rio, Nova Iguaçu e Mangaratiba e agora chega ao Norte Fluminense para debater o trabalho de psicólogas (os) na Socioeducação (meio aberto e fechado) e formular propostas para fundamentar diretrizes técnicas e éticas para a atuação psi na área.

Uma iniciativa conjunta do Eixo de Psicologia e Socioeducação da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ e do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), esse ciclo de debates terá formato de conferência. Haverá uma mesa de debates inicial composta por pesquisadores e/ou trabalhadores da Socioeducação e, em seguida, as (os) participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir e votar propostas de acordo com os três eixos temáticos abaixo:

Eixo I – Papel das (os) psicólogas (os) no Sistema Socioeducativo
Eixo II – Produção de documentos

Eixo III – Direitos Humanos / Temas transversais

Todas as propostas aprovadas nos encontros regionais serão sistematizadas e encaminhadas para votação na I Conferência sobre o Trabalho da Psicologia na Socioeducação, que acontecerá no dia 16 de agosto no Rio de Janeiro. Já as propostas aprovadas, nesse encontro final, serão enviadas ao Grupo de Trabalho Nacional “Atuação da Psicologia no Contexto das Medidas Socioeducativas”, composto por representantes do Sistema Conselhos de Psicologia, contribuindo para a construção de documento nacional de referências e diretrizes técnicas e ética para atuação psi no acompanhamento de adolescente na execução das medidas socioeducativas no meio aberto e fechado.

Por isso, a participação do maior número de profissionais é fundamental para enriquecer o debate e fortalecer essa mobilização.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia para participar. O encontro acontecerá na Universidade Estácio de Sá, localizada na Av. Vinte e Oito de Marco, nº 423 – Centro, Campos dos Goytacazes.