PRIMEIRO EVENTO DO CICLO DE DEBATES SOBRE SAÚDE MENTAL SERÁ NO DIA 15 DE JANEIRO NA SEDE DO CRP-RJ

Categoria(s):  COMISSÃO DE EVENTOS, MEDICALIZAÇÃO, Notícias, SAÚDE   Postado em: 09/01/2020 às 11:52

WhatsApp Image 2020-01-06 at 15.27.27Programe-se para participar do primeiro evento do ciclo de debates sobre Saúde Mental, que acontecerá no dia 15 de janeiro (4ª feira), às 17h, na sede do CRP-RJ, e terá como tema “Saúde Mental e Medicalização”. Aberto à participação de psicólogas (os), estudantes e demais interessadas (os), o encontro é gratuito e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada, sujeitas à lotação do espaço.

O debate será mediado por Alexandre Vasilenskas Gil, conselheiro do CRP-RJ, especialista em Gestão de Redes de Saúde (ENSP/Fiocruz), mestre e doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), conselheiro Estadual de Saúde, membro do Fórum Estadual Contra Privatização da Saúde e psicólogo da Prefeitura de Macaé.

Os palestrantes serão:

– Fernando Freitas: Mestre em Psicologia (PUC-Rio), doutor em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), professor adjunto da UERJ e pesquisador adjunto da Fundação Oswaldo Cruz;

– Helena Rego Monteiro: Mestre em Educação pela UNIRIO, doutora em Psicologia pela UFF, professora da FAMATH e psicóloga com experiência nas áreas clínica e educacional, atuando com temas como medicalização da vida escolar e saúde do professor;

–  Artur Lobo Costa Mattos: Psicólogo, pesquisador autônomo, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e militante do movimento “Nenhum Serviço A Menos”.

O ciclo de eventos sobre Saúde Mental está sendo promovido pelo CRP-RJ no mês de janeiro para fomentar um debate crítico, ampliado e transversalizado sobre Saúde Mental na contemporaneidade, problematizando – para além dos fenômenos de medicalização da vida, patologização das relações humanas e mercantilização da saúde – a prática da (o) psicóloga (o) no campo clínico e nas Políticas Públicas.

A sede do CRP-RJ fica localizada na Rua Teófilo Otoni, nº 93 – Centro, Rio de Janeiro (próximo à Candelária e à estação de metrô Uruguaiana).