Pré-Congresso de Teresópolis aprova 21 propostas e elege oito delegadas (os) para o COREP

Categoria(s):  COREP, Notícias, SUBSEDE SERRANA   Postado em: 31/01/2019 às 12:50

Teresópolis foi o destino do primeiro Pré-Congresso Regional de Psicologia da Região Serrana. O evento aconteceu no dia 26 de janeiro, no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), e reuniu diversas (os) psicólogas (os) e estudantes da região.

O evento foi iniciado pelo conselheiro-coordenador da Comissão Gestora do CRP-RJ na Região Serrana, Ismael Eduardo Machado Damas (CRP 05/42823), que destacou que o objetivo do encontro é mobilizar a categoria a produzir propostas para nortear a atuação do CRP-RJ e do CFP nos próximos três anos.

A coordenadora do curso de Psicologia da UNIFESO, Mariana de Castro Moreira, também marcou presença no evento e destacou a importância da parceria com o CRP-RJ para ampliar o diálogo e o debate no município e na região sobre as diversas práticas psi.

teresopolis pre corep

Delegadas (os) eleitas (os) em Teresópolis para participar do COREP.

Antes da instalação do Pré-Congresso, aconteceu a mesa de debates “Terapias Alternativas”, com participação da psicóloga, mestre em Psicologia e professora da UNIVERSO-Niterói, Agnes Cristina da Silva Pala (CRP 05/32409).

A palestrante problematizou o uso do termo “terapias alternativas”, fazendo referência às resoluções 10 e 11 de 1997, do Conselho Federal de Psicologia, que, por sua vez, são oriundas de um fórum realizado em Brasília, no mesmo ano, pelo CFP sobre a temática.

Segundo ela, houve uma alteração no termo que designa essas práticas ao longo dos anos e, hoje, essas práticas são conhecidas como “integrativas”. Ela também destacou que, apesar de incluídas na política nacional do Sistema Único de Saúde desde 2006, essas terapias ainda não são reconhecidas pelo CFP como práticas psicológicas.

Agnes também fez menção à tragédia na cidade de Brumadinho (MG), destacando a importância da atuação da (o) psicóloga (o) no campo das emergências e dos desastres e ressaltou que a prática da Psicologia não pode estar desconectada do momento atual de cada território.

Após a mesa, teve início o Pré-Congresso, com a instalação da mesa diretoria e a aprovação do Regimento Interno. A seguir, ocorreu a votação de propostas e a eleição de delegadas (os) para o Congresso Regional da Psicologia do Rio de Janeiro (COREP). Foram debatidas e aprovadas 21 propostas e eleitas (os) oito delegadas (os), além de um estudante.

Além de Teresópolis, a Região Serrana terá outros três Pré-Congressos nos municípios de Carmo, Petrópolis e Nova Friburgo. Para saber mais, acesse www.crprj.org.br/corep.