Pré-Congresso de Nova Friburgo vota 34 propostas e elege 10 delegadas (os) para o COREP

Categoria(s):  COREP, Luta Antimanicomial, Notícias, REGIÃO SERRANA   Postado em: 14/03/2019 às 10:53

O último Pré-Congresso Regional de Psicologia da Região Serrana aconteceu no dia 25 de fevereiro no município de Nova Friburgo. Com ampla participação de psicólogas (os) e estudantes da região, o evento aconteceu no auditório principal da Universidade Estácio de Sá.

Antes da instalação do Pré-Congresso, teve início uma mesa de debates sobre o tema “Hospitais, Residências e Comunidades: os desafios da luta”, com participação das psicólogas e colaboradoras da Comissão Gestora do CRP-RJ na Região Serrana Débora Esteves Muller (CRP 05/46269), especializanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP – FIOCRUZ), e Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157), atual conselheira vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Petrópolis (CMPD).

friburgo 2Victoria Gutiérrez fez uma breve retrospectiva das mudanças ocorridas dentro da Política de Saúde Mental, mencionando “o discurso atual de elogio ao controle e disciplinarização dos corpos” e fazendo um comparativo entre a “oferta de cura através do trabalho” que as Comunidades Terapêuticas promovem e os “portões de entrada do campo de concentração de Auschwitz, no qual estava escrito ‘O trabalho liberta’”.

A psicóloga enfatizou o compromisso ético-política da Psicologia com a laicidade e a qualidade de vida dos sujeitos. “Não estamos produzindo cuidado, estamos produzindo ‘exportação’, isto é, exportamos os indivíduos para outro local, longe de nós, e chamamos de cuidado. O nosso cuidado está se tornando uma prática violenta, afinal, decidimos quem entra e quem sai. Por que precisamos ter um ‘louco’ para encarcerar?”, finalizou.

Após as falas da mesa, começou o Pré-Congresso com a instalação da mesa diretora, a leitura e aprovação do Regimento Interno do evento. Na sequência, ocorreu a eleição de delegadas (os) para o 10º Congresso Regional de Psicologia (COREP), que acontecerá entre 5 e 7 de abril no Rio de Janeiro. Foram eleitas (os) dez psicólogas (os), além de um estudante efetivo e outro suplente.

Por fim, aconteceu a votação de propostas. Ao todo, foram apresentadas 35 propostas, tendo sido 12 aprovadas na íntegra, treze aprovadas com modificações e outras nove suprimidas pelo público presente. Uma proposta não pode ser apreciada e foi encaminhada para votação no Pré-Congresso seguinte.