“PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO JUDICIÁRIO: POR UMA ATUAÇÃO CRÍTICA, QUALIFICADA E ÉTICA” É TEMA DE EVENTO PRESENCIAL NO DIA 13 DE AGOSTO, EM PETRÓPOLIS. PARTICIPE!

Categoria(s):  AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, JUSTIÇA, Notícias   Postado em: 03/08/2022 às 17:37

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ, por meio da Comissão Especial de Avaliação Psicológica e da Comissão de Estudantes, realizará uma mesa-redonda na Casa dos Conselhos, em Petrópolis, no dia 13 de agosto (sábado), às 14h.
Com o tema “Práticas de avaliação psicológica no judiciário: por uma atuação crítica, qualificada e ética”, o evento vai ao encontro dos resultados de levantamento de interesses realizado juntamente à categoria e aos estudantes. Seguindo a escolha da categoria, o objetivo deste debate é discutir as práticas de Avaliação Psicológica realizadas no contexto jurídico e no exercício clínico, respondendo as demandas do judiciário, especialmente, no que tange as questões da infância e juventude.
O evento é gratuito, mas é necessário inscrever-se previamente pelo link: https://forms.gle/oNoV5ZScHFkV2zc2A
A Casa dos Conselhos fica na Av. Koeler, 260 – Centro – Petrópolis.

VEJA A PROGRAMAÇÃO
14h abertura
Maíra Amaral de Andrade (CRP 05/32352) – Psicóloga, diretora e Responsável Técnica do Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano (NIDH); coordenadora / colaboradora na Comissão Especial de Avaliação Psicológica no CRP-RJ; colaboradora na Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho e na Comissão de Orientação e Ética no CRP-RJ.

Tema: “Avaliação Psicológica em Varas da Infância e Juventude”
Palestrante: Ana Lucia de Carvalho (CRP 05/12073) (ana.carvalho@prof.unifase-rj.edu.br) – Psicóloga, mestre em Teoria Psicanalítica UFRJ, doutora em Saúde Coletiva (UERJ), professora Unifase e psicóloga aposentada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Tema: “Desafios e limites da avaliação psicológica em situação de alienação parental”
Palestrante: Silvia Maria Zalona Vieira (CRP 05/54322) – Psicóloga clínica, graduada em direito, conciliadora judicial, especialista em avaliação psicológica, mestre em Psicologia (UCP).

Tema: “Interface clínica e justiça no atendimento de crianças e adolescentes”
Palestrante: Cristiane Moreira da Silva (CRP 05/30237) – Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia (UFF), especialista em Avaliação Psicológica e em Direitos Humanos, e atendimento a pessoas em situação de violência.

Mediador: Diogo Fagundes Pereira (CRP 05/50918) – Psicólogo e pedagogo, especialista em Avaliação Psicológica e em Neuropsicologia. Mestre em Psicologia e doutorando em educação. Professor de Psicologia da UNIFASE- Petrópolis.