Petrópolis sedia o penúltimo Pré-Congresso Regional de Psicologia da Região Serrana

Categoria(s):  COREP, Notícias, REGIÃO SERRANA   Postado em: 20/02/2019 às 15:36

petropolis 2A cidade de Petrópolis recebeu, no dia 9 de fevereiro, o penúltimo Pré-Congresso Regional de Psicologia da Região Serrana. O evento aconteceu na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e reuniu diversas (os) psicólogas (os) e estudantes.

Antes da instalação do Pré-Congresso, houve uma mesa de debates sobre o tema “Atendimento on-line”, com participação do psicólogo Marcelo Pinheiro da Silva (CRP 05/16499), doutorando pelo HCTE da UFRJ, mestre em Psicologia Social pela UERJ, especialista em Psicologia Clínica, Terapia de Casal/Família e Psicologia Organizacional.

Em sua fala, Marcelo Pinheiro contextualizou o processo de apropriação da Psicologia em relação às práticas on-line e apontou o momento histórico atual, em que novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, vem afetando profundamente as relações humanas em âmbito familiar, profissional e subjetivo.

petropolis 1

Parte das (os) delegadas (os) eleitas (os)

De acordo com o palestrante, “o psicólogo é um profissional da relação e deve estar consonante com seu tempo. Se os modos de relação se transformam, as práticas psicológicas precisam se transformar. A Psicologia não deve se permitir estar anacrônica. Toda forma de comunicação é possibilidade de transformação e cada uma delas possui suas limitações e suas virtudes”.

“O trabalho presencial, que nos é mais conhecido, traz todas as vantagens do calor de uma relação bastante direta onde a presença física tem toda a sua intensidade. O trabalho mediado por recursos virtuais traz novos desafios à medida que não estamos tão acostumados a essas práticas. O mais importante é que permite que o trabalho psicoterapêutico aconteça em situações onde o encontro presencial é impossível”, afirmou.

Em seguida, teve início o Pré-Congresso com a instalação da mesa diretoria, a leitura e aprovação do Regimento Interno do evento. Na sequência, foi feita a eleição de delgadas (os) para o 10º Congresso Regional da Psicologia (COREP), que acontecerá entre 5 e 7 de abril no Rio de Janeiro. Foram eleitas (os) 11 delegadas (os), além de um estudante. Ao final, houve a votação de propostas. Foram apreciadas 23 propostas, sendo seis delas aprovadas na íntegra, outras 16 aprovadas com modificações e uma suprimida.