Participe do lançamento da Campanha Nacional de Direitos Humanos na sede do CRP-RJ

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, Notícias   Postado em: 05/06/2019 às 11:09

A Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ promoverá, no dia 13 de junho, das 14h às 18h, na sede do CRP-RJ, no Centro do Rio, a mesa de debates “Saúde Mental: Desmontes e Estratégias de Resistências”. O evento marcará o lançamento estadual da Campanha Nacional de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia “A Psicologia contra os discursos de ódio e a violência”. Durante o encontro, haverá uma mesa de debates. Em breve, divulgaremos os nomes dos palestrantes.

O evento é gratuito e aberto à participação de psicólogas (os), estudantes e demais interessadas (os). As inscrições serão realizadas no próprio local do evento, sujeitas à lotação do espaço (70 lugares).

A nova sede do CRP-RJ fica localizada na rua Teófilo Otoni, nº 93 – Centro do Rio de Janeiro (próximo à Candelária e à estação de metrô da Uruguaiana).

banner-topo-campanha-DHSOBRE A CAMPANHA

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH-CFP) tem se debruçado ao longo de anos em problematizar e produzir enfrentamentos às diversas formas de opressões e violências que estruturam nossa sociedade, tais como: o racismo, a violência de gênero, a lgbtfobia, o preconceito, a discriminação e a desigualdade social. Isto é, uma Psicologia engajada com práticas que assumem como direção o compromisso ético-político com transformações sociais, nas quais a vida digna para todas e todos seja garantida e se mantenha como um direito. E uma das formas históricas de a comissão intervir neste processo é pela produção de uma Campanha Nacional.

Neste ano (2018), em conjunto com as Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia,  foi lançada a campanha que tem como objetivo central produzir uma interdição dos discursos de ódio voltados contra populações historicamente vulnerabilizadas e estimular o respeito e ações humanizadas e humanizadoras. Ela faz referência aos povos tradicionais, à população em situação de rua, à população negra, à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, às pessoas que fazem uso de drogas, às mulheres, às pessoas usuárias de serviços de saúde mental, às crianças e adolescentes vulnerabilizados, às pessoas privadas de liberdade e àquelas com diferenças funcionais.