PARTICIPE DO EVENTO “MEMÓRIAS TRANS E REPARAÇÃO SIMBÓLICA – UMA HOMENAGEM A JOÃO W.NERY”

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, EVENTOS, IDENTIDADE TRANS, Notícias   Postado em: 14/01/2020 às 11:30

trans_dia (1)Na data em que se celebra nacionalmente o Dia da Visibilidade Trans – 29 de janeiro –, o CRP-RJ promoverá, a partir das 15h, na sua sede, no Centro do Rio de Janeiro, o evento “Memórias Trans e Reparação Simbólica – Uma homenagem a João W. Nery”.

Durante o evento, será prestada uma homenagem a João Walter Nery (falecido em 26 de outubro de 2018), na qual sua companheira Sheila Salewski receberá sua Carteira de Identidade Profissional (CIP). A entrega da CIP representa a reparação simbólica do CRP-RJ, que reconhecerá João W. Nery como psicólogo, além da constatação de suas contribuições na luta em defesa dos direitos da população homossexual, travesti e transexual.

Primeiro homem trans brasileiro, João Nery graduou-se em Psicologia pela UFRJ na década de 1970, mas foi impedido de atuar como psicólogo em função da sua condição de homem trans, o que, à época, o impossibilitou de existir documentalmente e, assim, de exercer sua profissão. Entre outras importantes obras, foi autor do livro “Viagem Solitária – Memórias de um Transexual 30 Anos Depois”, em que narra os desafios de ser uma pessoa trans em plena ditadura civil-militar no Brasil.

Aberto à participação de psicólogas (os), estudantes e demais interessadas (os), o evento é gratuito e as inscrições serão realizadas no próprio local, por ordem de chegada, sujeitas à lotação do espaço.

A sede do CRP-RJ fica localizada na Rua Teófilo Otoni, nº 93 – Centro, Rio de Janeiro (próximo à Candelária e à estação de metrô da Uruguaiana).

Programe-se e participe!