Participe do evento de lançamento da campanha “Todo racismo é uma forma de violência. BASTA!”

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, Notícias, RELAÇÕES RACIAIS   Postado em: 08/03/2019 às 17:33

Divulgacao do evento no CRPO Eixo de Relações Raciais da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ promoverá, no próximo dia 19 de março (3ª feira), às 17h, na sede do Conselho, o evento estadual de lançamento da campanha “Todo o racismo é uma forma de violência. BASTA!”.

Aberto à participação de psicólogas (os), estudantes e demais interessadas (os), o evento faz parte de uma agenda nacional do Sistema Conselhos de Psicologia que, por meio desta campanha, visa a evidenciar a Resolução CFP nº 018/2002, que estabelece normas de atuação para profissionais da Psicologia em relação ao preconceito e à discriminação racial.

A atividade – que contará com a participação de povos quilombola, indígena e cigano – também se insere na agenda da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, que ocorrerá entre 7 e 27 de março de 2019, tendo sido iniciada em 2017 a partir da mobilização de ativistas de diversos segmentos do movimento negro do Rio de Janeiro.

O encontro é gratuito. Inscrições serão feitas no local, sujeitas à lotação do espaço. A sede do CRP-RJ fica localizada na Rua Delgado de Carvalho, nº 53 – Tijuca.

Programe-se e participe!

SOBRE A CAMPANHA DO SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA

Lançada pelo Conselho Federal de Psicologia em novembro do ano passado, em São Paulo, durante o Seminário “Todo racismo é uma forma de violência: reflexões sobre o racismo, políticas públicas e Direitos Humanos”, a campanha “Todo o Racismo é um Forma de Violência. BASTA!” tem como foco pautar, em âmbito nacional, o debate sobre as diversas manifestações de racismo e sua interface com a atuação da (o) psicóloga (o).

SOBRE A CAMPANHA 21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO

Em seu terceiro ano, a campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” compreende um conjunto de ações intersetoriais e eventos realizados em todo o estado do Rio para debater os efeitos do racismo e conscientizar a sociedade em geral sobre formas de combate a essa problemática. Desde 2017, o CRP-RJ apoia e participa ativamente das atividades relacionadas a essa mobilizações.

Para saber mais, acesse https://web.facebook.com/21diasdeativismo/.