Outubro Rosa: CRP-RJ presente na mobilização pela prevenção ao câncer de mama

Categoria(s):  NOTAS, Notícias, SAÚDE   Postado em: 05/10/2016 às 15:49

O movimento “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem o objetivo de estimular a participação da sociedade civil, entidades públicas e empresas privadas na mobilização em prol da prevenção dessa doença que corresponde ao tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), são esperados para 2016, somente no Brasil, quase 58 mil novos casos de câncer de mama. Ainda segundo o INCA, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Apesar desses dados alarmantes, é importante destacar que existe tratamento para o câncer de mama, oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico nas fases iniciais da doença diminui consideravelmente a taxa de mortalidade, além de beneficiar o sucesso do tratamento.

outubro_rosa4Por isso, é fundamental que as mulheres fiquem atentas ao seu corpo e procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação, caso observem alguma alteração nas mamas. Entre 50 e 69 anos, devem realizar, a cada dois anos, o exame da mamografia de rastreamento (quando não há sinais e sintomas), que é oferecido gratuitamente pelo SUS. O SUS oferece também exame de mamografia para todas as idades, quando há indicação médica.

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro apoia a campanha do “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama, que, assim como os demais casos de câncer, representa grave problema de saúde pública em nosso país.

Nesse sentido, o CRP-RJ destaca a fundamental importância da atuação das (os) psicólogas (os) junto à prevenção do câncer de mama e também no processo de acompanhamento psicológico das mulheres acometidas pela doença.

Para saber mais sobre como prevenir e tratar o câncer de mama, acesso o site do INCA clicando aqui!

Atenção! Durante o mês da campanha Outubro Rosa, as mulheres que passarem pelo terminal Alvorada do BRT, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, poderão realizar consultas, exames e ainda receber orientações gratuitas sobre o câncer de mama e outras dicas de saúde. Os serviços serão oferecidos pela clínica popular Dr. Aqui entre os dias 17 e 21 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A ação será realizada em uma tenda localizada no subsolo da estação, onde será oferecido ultrassom de mamas, preventivo, medição de glicemia capilar e aferição de pressão, com intenção de prevenir o câncer de mama.

Sobre a campanha

A história da campanha “Outubro Rosa” começou nos EUA, em 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada naquele ano em Nova York.

No Brasil, em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades, incluindo a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Mais do que simplesmente embelezar prédios e monumentos, a iluminação rosa serve para chamar atenção para a importância do exame periódico para prevenção da doença.